Regressão do sono de 6 meses

A marca de seis meses é um marco por muitos motivos. Não é apenas a primeira metade do aniversário de um bebê, mas também frequentemente dá início a um período de grandes mudanças no desenvolvimento, atividade e sono.

Entre quatro e seis meses, muitos bebês começam a apresentar um progresso notável em relação ao sono por longos períodos e à maior parte da noite. Mas às vezes esse progresso chega a um obstáculo, e as dificuldades para dormir podem aparecer.

Isso geralmente é chamado de regressão do sono e representa uma parada ou um retrocesso no processo de um bebê em direção ao sono normal. Embora raramente seja de longa duração, uma regressão do sono de seis meses pode ser um desafio para os pais. Saber os antecedentes sobre o sono infantil e as estratégias para melhorá-lo pode ajudar os pais durante uma regressão do sono de seis meses e depois.



Como o sono infantil muda por volta dos seis meses?

Aos seis meses de idade, é recomendado que os bebês têm entre 12 e 15 horas totais de sono por dia. A maioria dos bebês dessa idade está começando a dormir por períodos mais longos de cada vez, um processo conhecido como consolidação do sono. Embora eles geralmente cochilem algumas vezes por dia, mais de seu sono muda para a noite, e muitas crianças de seis meses comece a dormir a noite toda .



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Bebês de seis meses também estão passando por crescimento físico e mental significativo e normalmente alcançando um número de marcos de desenvolvimento . A consciência do ambiente aumenta, eles se tornam mais responsivos aos sons, riem e balbuciam mais e podem adquirir habilidades físicas, como rolar ou sentar sem apoio. Todos esses fatores podem desempenhar um papel no nível de atividade do bebê e nos hábitos de sono durante o dia e à noite.



O que causa uma regressão do sono de 6 meses?

Na maioria dos casos, não há uma causa clara para uma regressão do sono de seis meses. À medida que os bebês crescem, seu desenvolvimento pode ocorrer em um ritmo irregular, e isso pode resultar em períodos em que seu sono parece atingir um patamar ou piorar.

Vários fatores podem afetar o sono infantil e muitas vezes não é possível identificar uma única causa para uma regressão do sono. Com um aumento em suas habilidades físicas e consciência mental e ambiental, eles podem ser mais sensíveis à superestimulação, ansiedade de separação ou outros distúrbios que podem afetar seu sono. Com a consolidação do sono, os pais podem estar ajustando os horários ou rotinas de sono, e pode levar um tempo do bebê para se aclimatar às mudanças.

Todos os bebês têm uma regressão do sono de 6 meses?

Alguns bebês experimentam uma regressão do sono de seis meses, mas muitos não. Na verdade, alguns pais podem notar uma clara melhora no sono de seu bebê, incluindo períodos mais longos de sono noturno, em torno dessa idade.

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Embora existam padrões gerais no sono infantil, pesquisas descobriram variabilidade significativa de um bebê para o outro . Isso significa que os pais não devem se surpreender se seu filho apresentar uma regressão do sono aos seis meses ou se seu sono permanecer o mesmo ou mostrar sinais de melhora nessa idade.



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Quais são os sintomas de uma regressão do sono de 6 meses?

Os sinais potenciais de uma regressão do sono de seis meses incluem:

  • Um maior número de despertares noturnos que podem envolver mais dificuldade em voltar a dormir
  • Mais problemas para adormecer em primeiro lugar
  • Cochilos mais longos durante o dia com menos sono noturno
  • Mais choro ou agitação durante o despertar

O tempo que esses sintomas ocorrem pode variar significativamente para qualquer criança. Normalmente, os sintomas de uma regressão do sono de seis meses não duram muito tempo, especialmente se os pais implementarem dicas para um sono saudável. Os problemas de sono geralmente se resolvem em alguns dias ou semanas, embora um platô nas melhorias do sono possa continuar por mais tempo.

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Como os pais podem lidar com os problemas de sono em crianças de seis meses?

Quando ocorre uma regressão do sono de seis meses, é uma oportunidade para os pais revisarem como eles abordam o sono de seus filhos. Embora não haja uma cura infalível para uma regressão do sono, a seguir dicas para um sono infantil saudável pode reforçar hábitos positivos que promova um sono melhor a curto e longo prazo .

    Análise diretrizes para sono seguro . À medida que um bebê cresce e pode rolar sozinho, continua sendo importante colocá-lo de costas na cama e manter itens macios, que podem aumentar o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSL), fora do berço. Siga uma programação regular de sono. Embora você possa não ser capaz de administrar uma programação a cada minuto, ter um plano com um horário regular para dormir e cochilos pode criar estabilidade no padrão de sono do seu bebê. Institua uma rotina de hora de dormir. Use a mesma série de etapas para se preparar para dormir todas as noites, como forma de sinalizar ao seu filho que a hora de dormir está se aproximando. pesquisas descobriram que isso melhora o sono infantil . Alimente seu bebê antes de dormir e participe de algumas atividades calmas, como embalar ou acariciar, para ajudá-lo a relaxar antes de dormir. Facilite o seu bebê adormecer na cama. Quando seu bebê estiver mostrando sinais de sonolência, como esfregar os olhos ou agitação, prepare-o para dormir e coloque-o no berço enquanto estiver com sono, mas ainda não dormindo. Isso ajuda a normalizar sua cama como um lugar para adormecer. Minimize as distrações para dormir. Mantenha a área de dormir do seu filho silenciosa e escura com o mínimo possível de perturbações. Se você não pode controlar o ruído externo, uma máquina de ruído branco pode ajudar. Reforce a distinção dia-noite. O aumento da atividade durante o dia, especialmente se incluir a exposição à luz natural, ajuda seu bebê a se acostumar com a vida diurna para brincar e a noite para dormir.

Mesmo se você seguir todas essas etapas perfeitamente, seu bebê ainda pode acordar durante a noite. Se isso acontecer, evite correr imediatamente. Espere um ou dois minutos para ver se seu bebê consegue se acalmar e voltar a dormir sozinho. Se você precisar verificá-los, ou se eles precisarem ser alimentados, mantenha a luz e os sons no mínimo e faça o possível para evitar estímulos que podem dificultar o adormecimento deles novamente.

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A ansiedade da separação pode fazer com que seu bebê chore quando você se afasta do berço. Se isso ocorrer, resista à tentação de tirá-los do berço. Em vez disso, experimente técnicas para confortá-los levemente, como esfregar sua cabeça ou falar em voz baixa e calma. Depois que eles relaxarem, você pode se afastar do berço e deixá-los cochilar.

Quando os pais devem conversar com um médico sobre problemas de sono em crianças de seis meses?

É raro os pais precisarem conversar com seu médico sobre uma regressão do sono de seis meses, no entanto, você sempre pode levantar questões sobre o sono de um bebê durante os check-ins normais.

Além disso, é melhor verificar com o pediatra do seu bebê sobre regressões do sono, se você também observe outros problemas tal como:

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  • Crescimento atrofiado ou falta de ganho de peso
  • Reduções no apetite ou alimentação
  • Reduções na micção ou movimentos intestinais
  • Respiração difícil ou anormal

Autocuidado para os pais

Os pais de bebês devem se lembrar da importância do autocuidado e do sono de que precisam. Embora seja tentador se concentrar inteiramente nas necessidades de um bebê, os pais mais saudáveis ​​estão em uma posição melhor para fornecer cuidados amorosos e atenciosos para seu bebê.

Parte desse autocuidado é evitar a autoculpa quando um bebê tem problemas para dormir. Seu comum para os bebês terem problemas para dormir durante a noite mesmo quando eles têm um ano de idade. Reconhecer que um bebê pode passar por fases de sono melhor ou pior pode ajudar os pais a estabelecerem expectativas razoáveis ​​e se adaptarem à maneira como seu filho específico cresce e se desenvolve.

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