Transtornos do sono do ritmo circadiano

A maioria das pessoas opera em um relógio biológico de 24 horas que está sincronizado com a produção de hormônios corporais e luz natural e escuridão. Esses ciclos de 24 horas são conhecidos coletivamente como o ritmo circadiano e desempenham um papel importante em nosso ciclo do sono .

Os distúrbios do sono do ritmo circadiano - formalmente conhecidos como distúrbios do sono-vigília do ritmo circadiano - são um grupo de condições ligadas a disfunções ou desalinhamentos com o relógio interno do corpo. Exemplos desses distúrbios incluem condições leves, como jet lag, bem como condições mais debilitantes, como distúrbio sono-vigília atrasado e avançado, distúrbio do ritmo sono-vigília irregular e desordem de trabalho em turnos .

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O que é ritmo circadiano?

O ritmo circadiano é crucial para diferentes processos fisiológicos . Além do sono, esse ritmo ajuda a regular a temperatura corporal, a alimentação e a digestão e a atividade hormonal. O relógio circadiano mestre é encontrado no hipotálamo do cérebro e é composto por um agrupamento de proteínas conhecido como Núcleo supraquiasmático (SCN). Em um adulto saudável, esse relógio é reiniciado - ou entra em ação - a cada 24 horas com base nos ciclos de luz e escuridão. Uma pessoa saudável que acorda de manhã fica gradualmente mais cansada ao longo do dia e a sensação de sonolência atinge o pico à noite, quando escurece.



O ritmo de sono de uma pessoa muda e evolui com a idade. É por isso que os adolescentes costumam ir para a cama mais tarde do que as crianças mais novas e os adultos. À medida que envelhecemos, tendemos a ir para a cama e a acordar mais cedo.



O que é um distúrbio do sono do ritmo circadiano?

De acordo com a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), um distúrbio sono-vigília do ritmo circadiano ocorre por causa de uma alteração no sistema de cronometragem interno do corpo, a incapacidade do relógio de entrar aproximadamente a cada 24 horas ou um desalinhamento entre o relógio e o ambiente externo de uma pessoa.



Quais são os sintomas de um distúrbio do sono do ritmo circadiano?

Embora os sintomas desses distúrbios possam variar, a maioria causa sonolência diurna excessiva. Insônia - dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido - é outro problema comum associado a estes distúrbios.

Um diagnóstico formal de um distúrbio sono-vigília de ritmo circadiano envolve critérios específicos, incluindo:

  1. Distúrbios do sono crônicos ou recorrentes devido a alterações do ritmo circadiano interno do indivíduo ou desalinhamentos entre seu ritmo circadiano e seu trabalho ou agenda social desejada ou exigida.
  2. Sintomas de insônia e / ou sonolência diurna excessiva.
  3. Angústia ou deficiências clinicamente significativas para o desempenho mental, físico, social, ocupacional ou educacional do indivíduo que podem ser atribuídos a seus distúrbios do sono.

Como esses critérios demonstram, os distúrbios do sono do ritmo circadiano podem provocar efeitos significativos na saúde, incluindo problemas no trabalho ou na escola, bem como um risco elevado de acidentes veiculares ou de trabalho.



Tipos de distúrbios sono-vigília do ritmo circadiano

Com base nas classificações AASM, os tipos separados de distúrbios sono-vigília de ritmo circadiano incluem o seguinte:

Transtornos da fase sono-vigília atrasados ​​e avançados

O distúrbio da fase de sono-vigília atrasado ocorre quando o ciclo de sono-vigília de uma pessoa é adiado mais de duas horas além do que é considerado um horário de sono típico. Um ritmo circadiano atrasado pode fazer com que as pessoas tenham dificuldade em adormecer à noite e acordar mais cedo pela manhã. Pessoas com essa condição geralmente sofrem de falta de sono se tiverem obrigações na escola ou no trabalho que exijam um horário de acordar cedo. Muitas pessoas com esse transtorno são consideradas cronotipos noturnos ou noctívagos. Sua taxa de prevalência para jovens adultos e adolescentes é de 7 a 16%.

O distúrbio avançado da fase de vigília-sono é essencialmente o oposto: a pessoa tende a adormecer e acordar mais de duas horas antes da hora desejada. A idade avançada é um importante fator de risco para esse transtorno.

Para receber um diagnóstico de transtorno da fase sono-vigília tardia ou avançada, o paciente deve apresentar sintomas por pelo menos três meses. Além disso, eles também devem relatar melhorias em sua qualidade e duração do sono, se puderem seguir seu próprio horário de sono (em vez de um horário ditado pelo trabalho ou outras obrigações).

Transtorno Irregular do Ritmo Sono-Wake

Este transtorno é caracterizado por padrões de sono inconsistentes, sem um ritmo estável ou arrastamento para os ciclos diurnos e noturnos. Períodos de sono anormais podem causar dificuldade para dormir e sonolência diurna excessiva durante o dia. A maioria das pessoas com distúrbio do ritmo sono-vigília irregular tem distúrbio de neurodesenvolvimento ou neurodegenerativo, como doença de Parkinson, doença de Alzheimer ou doença de Huntington. O transtorno também foi observado em crianças com deficiências de desenvolvimento.

O ciclo de sono fragmentado desse transtorno normalmente produz períodos de sono que duram quatro horas ou menos. Como resultado, pessoas com distúrbio do ritmo sono-vigília irregular freqüentemente cochilam ao longo do dia. A fragmentação do sono pode ser mais grave para pacientes com Alzheimer que apresentam pôr do sol, que envolve inquietação, agitação ou confusão que coincide com o pôr do sol.

Transtorno do ritmo sono-vigília fora de 24 horas

Também conhecido como distúrbio de corrida livre, o distúrbio do ritmo sono-vigília que não é de 24 horas ocorre quando o relógio interno não é zerado a cada 24 horas. Como resultado, o período normal de sono de uma pessoa muda constantemente, trabalhando continuamente ao longo de um período de dias ou semanas. A gravidade dos sintomas muitas vezes depende da programação da pessoa e se suas obrigações estão em conflito com seu ciclo de sono.

Pessoas com essa condição podem ter sintomas de insônia e sonolência diurna excessiva quando seus períodos de sono não correspondem à programação de sua vida social e profissional. Quando sua programação está alinhada com os períodos de sono, uma pessoa com essa condição experimenta poucos distúrbios do sono, se houver algum.

Esse distúrbio afeta principalmente pessoas totalmente cegas. Os olhos de uma pessoa totalmente cega não podem transmitir tantos sinais de luz ao cérebro, causando confusão sobre a hora do dia. Como resultado, seu relógio interno muitas vezes não consegue entrar em um ciclo de 24 horas. Entre 50% e 80% das pessoas cegas relatam distúrbios do sono, e os especialistas estimam que metade das pessoas totalmente cegas têm distúrbio do ritmo sono-vigília que não é de 24 horas. O diagnóstico requer sintomas que persistem por pelo menos três meses.

Desordem de turno de trabalho

Pessoas cujos empregos exigem que trabalhem parcial ou totalmente à noite, muitas vezes experimentam desordem do trabalho em turnos , que é caracterizada por insônia e sonolência diurna excessiva. O termo trabalho por turnos pode ser aplicado a qualquer turno fora do horário tradicional das 9h00 às 17h00 horário, mas a desordem do turno de trabalho geralmente afeta quem trabalha tarde da noite e / ou no início da manhã. Turnos rotativos compostos de horas diurnas e noturnas também podem levar a distúrbios do sono e tontura diurna.

A maioria das pessoas com transtorno do trabalho por turnos perde entre uma e quatro horas de sono para cada período de 24 horas, e ajustar-se ao trabalho assim que o turno começa pode se tornar cada vez mais difícil com o tempo. Esse distúrbio pode ser particularmente perigoso porque aumenta o risco de acidentes no local de trabalho ou na estrada durante o trajeto noturno ou de madrugada.

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Pessoas com essa condição também podem desenvolver úlceras e se automedicar com álcool ou drogas para dormir o suficiente. As estimativas variam, mas acredita-se que até 38% dos trabalhadores por turnos têm esse distúrbio. É igualmente prevalente entre os sexos e diferentes grupos raciais.

Jet lag

A maioria das pessoas experimenta o jet lag após voos que passam por vários fusos horários. A condição, marcada por distúrbios temporários do sono e fadiga diurna, representa um período de transição durante o qual o relógio interno de uma pessoa precisa se sincronizar com a hora local. Os sintomas do jet lag geralmente começam um a dois dias após o voo e podem persistir por até uma ou duas semanas.

A viagem para o leste tende a produzir o jet lag mais severo do que a viagem para o oeste, para o norte e para o sul geralmente resulta em pouco ou nenhum jet lag, a menos que o avião cruze dois ou mais fusos horários. Além disso, a gravidade dos sintomas frequentemente se correlaciona com o número de fusos horários cruzados para muitas pessoas, o corpo exigirá um dia de ajuste para cada fuso horário.

O jet lag geralmente não é uma condição séria, mas pode levar as pessoas a uma espiral descendente se não praticarem uma prática saudável higiene do sono durante este período pós-voo. Os sintomas persistentes podem causar insônia e outros distúrbios do sono mais graves.

Outros distúrbios do sono do ritmo circadiano

Os transtornos nesta categoria geralmente estão ligados a condições de saúde subjacentes. Eles se assemelham a outros distúrbios do sono do ritmo circadiano listados acima em termos de sintomas gerais, incluindo insônia e sonolência diurna excessiva, mas os pacientes não atendem aos critérios diagnósticos. Esses são casos raros que geralmente requerem cuidados personalizados de um médico ou especialista em sono.

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Tratamento para distúrbios do sono do ritmo circadiano

Tratamento de distúrbios do sono relacionados ao ritmo circadiano depende do diagnóstico específico do paciente. A maioria dos tratamentos enfatiza a importância de uma boa higiene do sono, um ambiente de sono saudável e um cronograma consistente de sono-vigília. Esses fatores podem melhorar o arrastamento e reduzir a privação de sono para pessoas com esses transtornos.

O tratamento do distúrbio do sono do ritmo circadiano pode incluir suplementos de melatonina. Esses suplementos devem ser prescritos por um médico e administrados em horários específicos para induzir a sensação de sonolência. Doses de melatonina com o tempo adequado podem reorientar com eficácia o ritmo circadiano e a programação de arrastamento. Sempre consulte um médico antes de tomar melatonina para garantir que você seja saudável o suficiente para fazê-lo.

A exposição programada à luz forte pela manhã pode ajudar pessoas com distúrbio da fase sono-vigília atrasada, enquanto a mesma exposição à noite pode ser usada para tratar aqueles com distúrbio avançado da fase sono-vigília. Esse tipo de fototerapia pode estimular uma mudança saudável no ritmo circadiano.

Para pessoas com distúrbio de trabalho por turnos, a exposição cronometrada à luz durante o turno pode ser útil. Esses pacientes também podem se beneficiar de um regime de cochilos antes do trabalho e da ingestão moderada de cafeína durante o turno. Estratégias de enfrentamento para ficar acordado durante o turno e dormir durante o dia também podem ser eficazes. Essas estratégias incluem evitar luz forte durante o dia, exposição à luz forte no trabalho e manter um ambiente ideal para dormir. Suplementos de melatonina ou hipnóticos podem servir como soníferos durante o dia, mas são uma solução temporária e não corrigem o desalinhamento circadiano.

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