Causas comuns de suores noturnos e como corrigi-los

A transpiração é normal e é uma parte essencial de como o corpo regula sua temperatura. Em uma sauna ou malhando na academia, a transpiração é esperada. Acordar suando no meio da noite é outra questão. Suores noturnos podem ser definidos como sudorese além do exigido pelo corpo para regular a temperatura corporal.

Suores noturnos podem ocorrer durante o sono e sem esforço físico. Eles não são causados ​​por um cobertor pesado ou quarto quente. Em vez disso, outros problemas de saúde subjacentes podem ser responsáveis ​​por esses episódios de sudorese considerável durante o sono.

A sudorese noturna pode reduzir a qualidade do sono, afetar o parceiro de cama e provocar desconforto grave. Como resultado, é natural querer saber mais sobre as causas dos suores noturnos e como eles podem ser resolvidos.



O que são suores noturnos?

Como o nome indica, suores noturnos são episódios de transpiração excessiva que acontecem durante o sono. Muitas vezes são descritos como encharcados ou encharcados e podem exigir uma troca de lençóis ou mesmo de roupas.



Suores noturnos são distintos de simples superaquecimento, que ocorre por causa de algo no ambiente de uma pessoa, como um cobertor pesado ou alta temperatura do quarto.



Qual a diferença entre o suor noturno e as ondas de calor?

As ondas de calor são sensações repentinas de calor. Os afrontamentos podem ocorrer a qualquer hora do dia e, quando ocorrem à noite e provocam transpiração intensa, são classificados como suores noturnos.

Em alguns recursos, suores noturnos também são chamados de afrontamentos, mas são diferentes dos afrontamentos. Rubor é uma vermelhidão da pele devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Embora a sudorese noturna possa ocorrer com o rubor, o rubor propriamente dito não provoca sudorese intensa.

Quão comuns são os suores noturnos?

As estimativas exatas de quantas pessoas têm suores noturnos são limitadas. Um estudo com mais de 2.000 pacientes em consultórios de cuidados primários descobriu que 41% das pessoas relataram tendo suores noturnos no último mês. Nesse estudo, a sudorese noturna foi mais comum em pessoas com idade entre 41 e 55 anos.



Quatro causas comuns de suores noturnos

O sistema do corpo para regulação da temperatura é complexo e influenciado por vários fatores, o que pode tornar difícil em alguns casos saber exatamente por que uma pessoa sofre de suores noturnos.

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Dito isso, quatro causas comuns identificadas em pesquisas sobre suores noturnos incluem menopausa, medicamentos, infecções e problemas hormonais.

Menopausa

Menopausa é quando as mulheres param de menstruar permanentemente. Durante este tempo, acredita-se que mudanças significativas na produção dos hormônios estrogênio e progesterona sejam um importante condutor de ondas de calor .

As ondas de calor são consideradas uma marca registrada da menopausa , afetando até 85% das mulheres . Na maioria dos casos, as ondas de calor realmente começam no período de transição antes da menopausa, conhecido como perimenopausa, e podem continuar depois que a mulher estiver na pós-menopausa.

Ondas de calor da menopausa normalmente duram alguns minutos e podem ocorrer várias vezes por dia , inclusive à noite, quando podem causar suores noturnos. É comum que as ondas de calor continuem ocorrendo por vários anos, e algumas mulheres as experimentam por mais de duas décadas.

Talvez não seja surpreendente, muitas mulheres - até 64% - relatório problemas de sono e maiores taxas de insônia durante a perimenopausa e menopausa. Embora os suores noturnos não sejam a única causa dessas dificuldades para dormir, eles podem contribuir para o sono ruim , especialmente quando são graves.

Medicamento

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Certos medicamentos são conhecidos por estarem associados a suores noturnos. Estes incluem alguns antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), esteróides e medicamentos tomados para baixar a febre, como aspirina ou paracetamol, que podem paradoxalmente causar sudorese.

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A ingestão de cafeína pode ser a causa da sudorese generalizada. Uso de álcool e drogas também pode aumentar o risco de suores noturnos.

Infecção

Muitos infecções estão associadas a suores noturnos . Na maioria das vezes, isso ocorre porque as infecções podem causar febre e superaquecimento. Tuberculose, infecções bacterianas e fúngicas e o vírus da imunodeficiência humana (HIV) são alguns exemplos de infecções para as quais a sudorese noturna é um sintoma significativo.

Problemas hormonais

Mudanças no sistema endócrino , que controla os níveis de hormônio no corpo, pode estar relacionado à sudorese noturna. Exemplos de problemas hormonais associados à sudorese noturna incluem hiperatividade da tireoide ( hipertireoidismo ), diabetes e açúcar no sangue elevado e níveis anormais de hormônios sexuais.

A parte do cérebro que regula a temperatura corporal é conhecida como hipotálamo e também está envolvida no sistema endócrino. Disfunção hipotalâmica pode ser um problema subjacente relacionado a desequilíbrios hormonais e suores noturnos.

Outras condições que afetam o sistema endócrino, como feocromocitoma (um tumor da glândula adrenal) e síndrome carcinóide (causada por tumores de crescimento lento que produzem hormônios) também pode estar associada a suores noturnos.

Outras causas de suores noturnos

Além dessas quatro causas comuns, outras condições podem dar origem a suores noturnos. Flashes quentes podem ser mais comum durante a gravidez e o período pós-parto . Ataques de ansiedade e pânico têm sido correlacionado com suores noturnos .

Hiperidrose , uma condição de suor excessivo, pode afetar as pessoas durante o dia e a noite. Algumas pesquisas apontam para Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) tenha um causa potencial de suores noturnos .

Suores noturnos podem ser um sintoma de certos tipos de câncer ou um efeito colateral de tratamentos de câncer . Afrontamentos podem ocorrem em pessoas com linfoma . Eles freqüentemente surgem como resultado da terapia hormonal para mulheres com câncer de mama e homens com câncer de próstata . Cirurgia, radioterapia e quimioterapia para câncer podem provocar suores noturnos.

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Como evitar o suor noturno e dormir melhor

Suores noturnos podem ser preocupantes e incômodos, e frequentemente estão associados a sérias perturbações do sono. Como resultado, é natural para qualquer pessoa que esteja lidando com suores noturnos querer saber como evitá-los e dormir mais profundamente.

Como existem várias causas potenciais para os suores noturnos, não há uma solução única para evitá-los. Várias etapas podem estar envolvidas e podem ser adaptadas para se adequar à situação específica de uma pessoa.

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Fale com seu médico sobre suores noturnos

Você deve falar com seu médico se tiver suores noturnos que são

  • Freqüente
  • Persistente ao longo do tempo
  • Interferindo no seu sono
  • Afetando outros aspectos de sua vida diária
  • Ocorrendo junto com outras mudanças de saúde

É importante consultar um médico nessas situações, mas, infelizmente, um estudo com mais de 900 pessoas que experimentaram suores noturnos descobriu que a maioria não havia levantado o problema com um médico .

É importante consultar um médico porque ele pode ajudar a determinar a causa mais provável e solicitar exames para esclarecer a situação. Com base nessas informações, um médico pode trabalhar com você para criar um plano de tratamento que leve em consideração seus sintomas e sua saúde geral.

Também é importante informar o médico sobre quaisquer problemas de sono que você tenha. Distúrbios do sono, como apneia obstrutiva do sono (AOS) , pode estar causando sonolência diurna e, de acordo com algumas pesquisas, também pode ser um fator que promove suores noturnos .

Tratamentos para suores noturnos

O tratamento mais eficaz para suores noturnos varia para cada paciente e deve sempre ser supervisionado por um profissional de saúde. Alguns métodos de tratamento potenciais incluem modificações no ambiente e no comportamento, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e medicamentos.

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Mudanças em seu ambiente e estilo de vida

Uma abordagem padrão para suores noturnos, especialmente aqueles relacionados à menopausa, é comece tentando mudanças diretas que pode minimizar a frequência e gravidade dos suores noturnos, melhorando a saúde geral e o sono.

  • Dormindo em um quarto mais frio: Embora um quarto mais quente não seja a causa central dos suores noturnos, pode facilitar ou ativá-los. Manter o termostato em uma temperatura mais baixa e usar roupas de cama mais leves pode evitar que o calor se acumule ao redor do corpo durante a noite. Considere também comprar um colchão e lençóis mais respiráveis.
  • Vestindo roupas respiráveis: Roupas justas retêm o calor, então é melhor usar roupas leves e largas feitas com materiais que sejam respiráveis ​​e arejados. O curativo em camadas facilita os ajustes para manter uma temperatura confortável.
  • Evitar cafeína, álcool e alimentos picantes: Todas essas coisas podem causar picos na temperatura corporal e induzir suor. Evitá-los, especialmente à noite, pode reduzir a sudorese noturna.
  • Beber água fria: Beber um pouco de água fria antes de dormir ajuda algumas pessoas com suores noturnos a atingirem uma temperatura mais agradável.
  • Manter um peso saudável: Algumas pesquisas identificaram uma correlação entre maior peso corporal e suores noturnos. Estar acima do peso ou ser obeso pode contribuir para outros problemas de saúde, incluindo aqueles que afetam o sono, como a apnéia do sono.
  • Utilizando Técnicas de Relaxamento: Encontrar maneiras de se colocar à vontade pode facilitar o adormecimento. Estudos também sugerem que técnicas como respiração controlada pode ajudar a reduzir significativamente as ondas de calor em mulheres na menopausa.

Muitas dessas dicas coincidem com dicas mais amplas para um sono saudável, que podem ser implementadas gradualmente para fazer com que seus hábitos relacionados ao sono trabalhem a seu favor para um sono mais consistente e de alta qualidade.

Terapia cognitiva comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de psicoterapia comumente usada para problemas de saúde como depressão, ansiedade e insônia. Normalmente é conduzido pessoalmente por um psiquiatra ou conselheiro, mas vários programas autodirigidos foram desenvolvidos.

A TCC se baseia predominantemente na reformulação de pensamentos negativos para promover ações mais saudáveis. CBT para insônia (CBT-I) tem um forte histórico de sucesso, incluindo em mulheres na menopausa .

Estudos descobriram que CBT para ondas de calor e suores noturnos pode reduzir sua frequência e melhorar o humor e a qualidade de vida em mulheres na menopausa. CBT é compatível com outras abordagens, como modificações de comportamento e provavelmente tem o maior efeito sobre os suores noturnos quando combinado com outras abordagens.

Remédios

Se os medicamentos existentes estiverem causando suores noturnos, alterar a prescrição, a dosagem ou quando o medicamento é tomado pode resolver os suores noturnos. Se os suores noturnos forem causados ​​por uma infecção subjacente ou problema hormonal, a medicação pode ajudar a resolvê-los.

Para mulheres na menopausa, os medicamentos podem ser considerados se os tratamentos comportamentais não funcionarem. Vários tipos de drogas, principalmente terapias hormonais, pode reduzir suores noturnos , mas esses medicamentos podem ter efeitos colaterais significativos. O médico está na melhor posição para discutir os benefícios e as desvantagens de qualquer medicamento específico.

Terapia alternativa com produtos contendo estrogênio, como cohosh preto, trevo vermelho ou soja não provaram ser eficazes no tratamento das ondas de calor causadas pela menopausa. Mesmo que estes possam estar disponíveis como suplementos sem receita, os pacientes devem sempre conversar com seu médico antes de tomá-los, a fim de ajudar a prevenir possíveis reações adversas.

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