O cansaço diurno significa que você precisa dormir mais?

Sonolência diurna excessiva pode ocorrer por diferentes razões. Para muitas pessoas, a sensação de cansaço pode ser atribuída a não dormir o suficiente à noite, mas vários distúrbios do sono também pode causar sonolência diurna.

A deficiência de sono e a sonolência diurna podem levar a resultados negativos no trabalho ou na escola. Pessoas que se sentem sonolentas durante o dia e acordam à noite podem ter dificuldade em se concentrar e concentrar-se no trabalho, e o cansaço também pode afetar a tomada de decisões e o controle emocional. Outra preocupação é o aumento do risco de se envolver em um acidente na estrada. Felizmente, existem medidas que você pode tomar para mitigar a sonolência diurna e dormir o suficiente todas as noites.

Por que ocorre o cansaço diurno?

O cansaço diurno é diferente do cansaço. A fadiga se refere a um falta de motivação de energia que pode ocorrer devido à falta de sono, mas também pode resultar de outros fatores, como estresse emocional ou tédio.



Certos distúrbios do sono podem causar sonolência diurna excessiva. Esses incluem:



  • Apnéia do sono : Esse distúrbio é caracterizado por uma restrição ou bloqueio das vias aéreas superiores que faz com que as pessoas sufoquem ou ofegem por ar durante o sono, muitas vezes acordando no processo. A apnéia do sono também pode causar ronco pesado que interrompe o sono e faz com que as pessoas - e seus parceiros - se sintam cansados ​​no dia seguinte.
  • Narcolepsia : A narcolepsia é definida como o desejo irresistível de dormir durante o dia, que por sua vez pode interferir no sono noturno. Durante os ataques de sono, algumas pessoas com narcolepsia apresentam cataplexia, ou a perda repentina do tônus ​​muscular que os faz cair ou tombar ao cochilar. A sonolência diurna excessiva é considerada o principal sintoma da narcolepsia.
  • Hipersonia: A hipersonia é outra condição que faz com que as pessoas se sintam excessivamente cansadas durante o dia. Ao contrário da narcolepsia, hipersonia não causa ataques de sono e a cataplexia não ocorrerá. Muitas pessoas com essa condição têm hipersonia idiopática, o que significa que a causa é desconhecida.
    Transtorno da fase de sono-vigília atrasado:Pessoas com esse transtorno - abreviação de DSWPD - sentem-se cansadas ao anoitecer em comparação com outras pessoas e, como resultado, também podem acordar mais tarde. Ocorre quando o ritmo circadiano de uma pessoa, guiando sua programação sono-vigília, não está alinhado com os ciclos naturais de luz e escuridão. Aqueles que tentam corrigir sua fase de sono-vigília atrasada podem sentir sonolência excessiva no dia seguinte.
    Transtorno do ritmo de sono-vigília fora de 24 horas: Os ritmos circadianos da maioria dos adultos saudáveis ​​serão redefinidos a cada 24 horas para se alinhar com a luz do dia e a escuridão. Para pessoas com esse transtorno, os ritmos circadianos não são programados em uma programação de 24 horas. A sonolência diurna excessiva é considerada um sintoma principal do distúrbio do ritmo sono-vigília fora de 24 horas.
  • Desordem de turno de trabalho : Outro condição de ritmo circadiano , o distúrbio do trabalho por turnos afeta pessoas cujos empregos exigem que trabalhem tarde da noite ou de manhã cedo e durmam durante o dia. O distúrbio pode causar sonolência diurna ou noturna excessiva, dependendo de quando a pessoa trabalha, e também causar interrupções no sono durante seu tempo de descanso designado. Obtenha as informações mais recentes sobre o sono em nosso boletim informativoSeu endereço de e-mail será usado apenas para receber o boletim informativo gov-civil-aveiro.pt.
    Mais informações podem ser encontradas em nossa política de privacidade.

Outro distúrbio, a síndrome do sono insuficiente, ocorre quando as pessoas não conseguem dormir o suficiente à noite de forma persistente devido a fatores como responsabilidades familiares ou um horário de trabalho que exige acordar cedo. Como resultado, ocorre frequentemente o cansaço durante o dia. Curiosamente, o distúrbio do sono mais comumente diagnosticado - insônia - não causa necessariamente sonolência diurna excessiva. Pessoas com insônia geralmente sentir fadiga de não conseguir dormir, em vez de sensação de cansaço excessivo que os compele a dormir. Além dos distúrbios do sono, outros fatores podem causar cansaço excessivo durante o dia. O jet lag, uma condição do ritmo circadiano que afeta os viajantes estrangeiros que se adaptam ao seu fuso horário atual, pode deixar as pessoas muito cansadas durante o dia. Medicamentos sedativos também são conhecidos por causar cansaço diurno. Além disso, um estudo de 2019 sugere que a sonolência excessiva pode ser herdado geneticamente .



Quantas horas de sono você precisa?

Os adultos geralmente precisam de sete a oito horas de sono todas as noites. De acordo com uma pesquisa realizada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, quase 35% dos entrevistados relatou ter seis ou menos horas de sono noturno. Uma vez que uma boa noite de descanso é essencial para a recuperação e reparação corporal, aqueles que não dormem o suficiente regularmente correm maior risco de certas desordens , incluindo hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e depressão.

Como você pode ver em nossas recomendações, a quantidade de sono que você deve ter a cada noite irá evoluir ao longo de sua vida.

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Grupo de idade Faixa etária Quantidade recomendada de sono por dia
Recém-nascido 0-3 meses 14-17 horas
Infantil 4-11 meses 12-15 horas
Criança pequena 1-2 anos 11-14 horas
Pré escola 3-5 anos 10-13 horas
Idade escolar 6-13 anos 9-11 horas
Adolescente 14-17 anos 8 a 10 horas
Jovem adulto 18-25 anos 7-9 horas
Adulto 26-64 anos 7-9 horas
Adulto idoso 65 anos ou mais 7-8 horas

Se você se sentir cansado durante o dia após uma noite sem dormir o suficiente, você pode aliviar seu cansaço simplesmente descansando mais. Outro remédio pode ser melhorar o seu higiene do sono indo para a cama e acordando nos mesmos horários todos os dias, evitando a cafeína à tarde e à noite e mantendo um ambiente relaxante no quarto.



No entanto, sentimentos persistentes de cansaço excessivo durante o dia podem justificar uma visita ao médico - especialmente se você dormir o tempo recomendado todas as noites.

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