Condução sonolenta

Operar um veículo motorizado com sono é conhecido como direção com sono e pode afetar qualquer pessoa que se sentar ao volante. Dirigir com sono aumenta significativamente o risco de acidentes, levando a um número preocupante de ferimentos e mortes todos os anos.

Considerando a problemas de sono generalizados entre os adultos nos Estados Unidos, uma maior conscientização sobre direção com sono pode desempenhar um papel importante na saúde pública. Saber sobre as causas, consequências e prevenção da direção com sono permite que os motoristas evitem riscos desnecessários na estrada.

Quão comum é dirigir com sono?

Embora não haja uma medida exata de direção com sono, pesquisas indicam que é perturbadoramente comum. A pesquisa Sleep in America de 2005 da National Sleep Foundation descobriu que 60% dos motoristas adultos relataram dirigir sonolentos no ano passado. Os dados da pesquisa do CDC indicaram que um em cada 25 adultos tinha adormecido ao volante no mês anterior.



Quais são os perigos de dirigir com sono?

A direção com sono é um dos principais contribuintes para as colisões de veículos motorizados. De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), em 2017, dirigir com sono levou a pelo menos 91.000 acidentes, resultando em cerca de 50.000 feridos e 800 mortes .



Esses dados provavelmente subestimam o impacto da direção com sono porque muitas vezes é impossível determinar definitivamente se a direção com sono causou um acidente, especialmente após colisões fatais.



Diante disso, outros estudos calculam que dirigir com sono causa até 6.000 acidentes mortais a cada ano. Os pesquisadores estimam que em torno de 21% dos acidentes fatais de carro envolver uma pessoa dirigindo sonolenta.

Por que dirigir com sono é perigoso?

Dirigir com sono aumenta significativamente o risco de acidentes de carro. Microssono é quando uma pessoa cochila por apenas alguns segundos , e quando eles ocorrem durante a condução, é fácil para o carro sair da estrada ou colidir com outro veículo. Os danos dessas colisões aumentam quando ocorrem em altas velocidades.

Dirigir com sono é perigoso, mesmo que a pessoa não adormeça. A pesquisa mostra que privação de sono leva à deficiência mental que é semelhante à embriaguez com 24 horas de privação de sono equivalendo aproximadamente a um teor de álcool no sangue (BAC) de 0,10%.



Essa deficiência torna a pessoa menos atenta ao que está à sua volta e mais facilmente distraída. Isso diminui o tempo de reação, tornando mais difícil evitar perigos na estrada. O sono insuficiente também está vinculado à piora na tomada de decisões, o que pode levar a assumir riscos ao volante.

O que causa a sonolência ao dirigir?

Vários fatores podem desempenhar um papel na direção com sono:

  • Privação de sono: A falta de sono é uma das principais causas de sonolência diurna excessiva , o que pode induzir microssons ou outro comportamento de direção perigoso. Os adultos devem dormir de sete a nove horas por noite, mas um número significativo de adultos normalmente não consegue dormir essa quantidade recomendada.
  • Distúrbios do sono: Muitos distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono, fazem com que o sono de uma pessoa seja restringido, interrompido e menos restaurador. Muitos distúrbios do sono não são diagnosticados e, quando não tratados, podem causar sonolência diurna.
  • Álcool: O consumo de álcool pode causar sonolência, ao mesmo tempo que afeta o tempo de reação e a tomada de decisões de maneiras que aumentam os riscos de acidentes de carro.
  • Medicamentos: Vários medicamentos causam sonolência. Sacos para dormir, incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita e suplementos dietéticos, que são tomados à noite, podem causar tontura persistente na manhã seguinte. A sonolência também é um efeito colateral de medicamentos usados ​​para muitas outras condições.
  • Hora do dia: Os acidentes de carro causados ​​por dirigir com sono ocorrem mais frequentemente entre meia-noite e seis da manhã ou no meio da tarde, que são dois momentos em que a sonolência atinge o pico.

Dirigir com sono pode afetar qualquer pessoa que dirige, mas certas pessoas correm maior risco de acidentes de carro relacionados à direção com sono, incluindo:

  • Pessoas que dirigem para viver, como caminhoneiros de longa distância ou motoristas de ônibus.
  • Pessoas que trabalham longas horas, turnos irregulares ou turnos noturnos .
  • Pessoas com problemas graves de sono, incluindo insônia ou outros distúrbios do sono.
  • Adolescentes com menos experiência ao dirigir e altos índices de insuficiência de sono.
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Quais são os sinais de que você deve parar de dirigir para descansar?

Se você notar qualquer um dos seguintes sinais de direção sonolenta, deve procurar a próxima oportunidade disponível para parar e descansar:

  • Bocejo frequente
  • Sensação de cochilo
  • Olhos cansados, olhos caídos ou aumento do piscar
  • Derivando para outras pistas ou atingindo faixas de ruído na estrada
  • Incapacidade de lembrar as últimas milhas
  • Sem sinal de trânsito ou saída
  • Seguindo outros carros muito de perto
  • Dificuldade em manter a velocidade adequada

Leve esses sinais a sério, eles são um aviso de que você está sonolento e corre risco se continuar dirigindo. Saia ou saia da estrada e descanse até não sentir mais sono.

Como você pode evitar dirigir com sono?

Várias etapas podem ajudar a evitar os perigos de dirigir com sono. Algumas dicas são benéficas antes ou durante uma viagem, e outras trabalham para construir hábitos de vida para um sono saudável.

Antes de dirigir

  • Planeje com antecedência para limitar o total de horas de condução: Tanto quanto possível, divida sua viagem em segmentos menores e não dependa de dias extremamente longos de condução.
  • Evite dirigir durante os horários mais sonolentos do dia: O relógio interno do seu corpo geralmente deixa você mais sonolento entre meia-noite e seis da manhã e no início da tarde, então tente reduzir a necessidade de dirigir nesses horários.
  • Orçamento de tempo para descanso: Certifique-se de ter tempo para várias paradas ao longo do caminho para que você possa recarregar.
  • Tenha uma boa noite de sono: Concentre-se em dormir bastante na noite anterior à sua viagem e, de preferência, nas várias noites que antecedem a condução.
  • Evite álcool e outros sedativos: Essas substâncias podem interferir na qualidade do sono e podem deixá-lo sonolento no dia seguinte.
  • Traga um companheiro de viagem: A maior parte da sonolência na direção ocorre quando as pessoas estão viajando sozinhas, então, se possível, peça a alguém que possa compartilhar as tarefas de direção e ajudar a mantê-lo alerta.

Enquanto você dirige

  • Fique atento aos sinais de alerta: Se você notar qualquer sensação de sonolência ou sintomas de direção com sono, procure uma oportunidade imediata de parar e descansar. Lembre-se de que é melhor prevenir do que remediar, então não tente avançar se estiver cansado.
  • Use cafeína: A cafeína é um estimulante que pode deixá-lo mais alerta por algumas horas, no entanto, não é uma panacéia. Quando a cafeína passar, você provavelmente ficará com sono novamente, e mais cafeína pode ter retornos decrescentes.
  • Desconfie de truques para se manter acordado: Algumas pessoas tentam mexer nas janelas, no ar-condicionado ou no rádio para ficarem acordadas, mas isso pode desviar sua atenção da estrada. Em vez de usar esses truques, é melhor parar e deixar seu corpo descansar o necessário.

Hábitos de Sono Saudáveis

A longo prazo, um bom sono é a melhor proteção contra direção sonolenta. Focando em higiene do sono , que inclui seus hábitos e configurações de sono, pode permitir um sono melhor todas as noites.

Exemplos de higiene do sono incluem manter uma rotina de sono estável, limitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir e certificar-se de que seu quarto seja silencioso, escuro e propício ao descanso ininterrupto.

Além de melhorar a higiene do sono, você deve conversar com um médico se tiver problemas persistentes ou graves para adormecer ou permanecer dormindo ou se tiver sonolência diurna regularmente. Trabalhar com seu médico pode identificar a abordagem ideal para melhorar seu sono, o que pode envolver testes para determinar se você é afetado por um distúrbio do sono subjacente.

  • Referências

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