Sonolência excessiva

A sonolência diurna excessiva afeta entre 10% e 20% da população americana, e pesquisas sugerem que é em ascensão . O 2020 Sleep in America Poll descobriu que os americanos relatam sentir sonolência em média três dias por semana e, como resultado, experimentam efeitos significativos no humor e na saúde física.

Embora não seja um distúrbio em si, a sonolência diurna excessiva é algo para se levar a sério. Seu corpo pode estar tentando dizer que você não está dormindo o suficiente ou pode estar alertando sobre um distúrbio do sono ou outro problema de saúde. É importante reconhecer os sinais de sonolência diurna excessiva para que você possa identificar e remediar a causa.

O que é sonolência diurna excessiva?

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A sonolência diurna excessiva é definida como dificuldade em permanecer acordado ou alerta, ou um desejo maior de dormir durante o dia. A sensação de sonolência pode ser mais forte quando você está sedentário , como enquanto dirige ou está sentado no trabalho. Embora seja normal sentir-se sonolento de vez em quando depois de dormir pouco, é considerada sonolência diurna excessiva quando isso acontece quase todos os dias pelo menos três meses .



É fácil confundir sonolência com fadiga , uma vez que ambas as condições são caracterizadas por uma falta de energia e podem surgir em circunstâncias semelhantes, como ficar acordado por muito tempo. A principal diferença é que as pessoas com fadiga podem não conseguir adormecer, apesar de se sentirem cansadas e lentas. Também é possível sentir fadiga e sonolência simultâneas.



Sintomas e consequências da sonolência diurna excessiva

O sono desempenha um papel importante na consolidação da memória, restaurando o sistema imunológico e outros processos vitais. Como resultado, a falta de sono de qualidade pode resultar em uma série de sintomas que você pode não relacionar imediatamente com o sono.



Mesmo que você não esteja conscientemente com sono, pode estar sofrendo de sonolência excessiva se estiver tendo um dos seguintes:

  • Problema para ficar alerta
  • Sentimentos de irritação
  • Problemas de memória
  • Dificuldade para focar
  • Dificuldade em reter novos conceitos
  • Dificuldade em tomar decisões
  • Tempos de reação mais lentos
  • Comportamentos de risco

Ficar com sono pode ter efeitos abrangentes na saúde e na vida diária. As consequências da sonolência diurna incluem:

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  • Aumento do risco de carro e trabalhar acidentes
  • Diminuição da produtividade do trabalho ou desempenho acadêmico
  • Pior qualidade de vida
  • Problemas para regular o humor e as emoções
  • Problemas sociais e de relacionamento

A sonolência excessiva pode ser particularmente perigosa para jovens adultos, trabalhadores por turnos, equipe médica e pessoas que dirigem muito.



Longo prazo privação de sono tem sido associada a uma maior chance de desenvolver diabetes, obesidade, doenças cardíacas e outras condições crônicas. A sonolência diurna em crianças pode afetar desenvolvimento , enquanto em adultos mais velhos, a sonolência diurna aumenta o risco de quedas e pode ser um fator de risco para deficiência cognitiva , perda de memória e mortalidade precoce.

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O que causa sonolência excessiva?

Existem muitas causas possíveis para a sonolência diurna excessiva. Um dos motivos mais comuns é uma doença crônica falta de dormir , seja devido a longas horas de trabalho, uma programação irregular, insônia , ou outros motivos.

A sonolência excessiva também pode ser causada por sono fragmentado ou de má qualidade. Levantar-se várias vezes por noite para usar o banheiro , por exemplo, interrompe a progressão natural dos estágios do sono e pode reduzir a proporção do sono restaurador de ondas lentas. Fumar, não se exercitar o suficiente e outros hábitos de vida também pode interferir na qualidade do sono e causar sonolência diurna.

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Muitas pessoas que experimentam sonolência diurna excessiva não parecem ter problemas para dormir o suficiente. Nesses casos, a sonolência pode ser um sinal de uma condição de saúde subjacente ou distúrbio do sono.

Distúrbios do sono-vigília

Distúrbios do sono, como apneia obstrutiva do sono , síndrome das pernas inquietas e distúrbio do movimento periódico dos membros são conhecidos por causar sono fragmentado. Essas condições podem causar microdespertares que interrompem o fluxo do sono, embora os pacientes possam não saber que têm esses distúrbios até que consultem um médico do sono.

Outros distúrbios sono-vigília atuam mais diretamente nos mecanismos neurológicos que regulam o ciclo do sono. Condições como narcolepsia e a hipersonia idiopática influencia os hormônios responsáveis ​​por promover a vigília, causando sonolência durante o dia.

Da mesma forma, pessoas com distúrbios do ritmo circadiano experimentam uma desconexão entre seu relógio biológico interno e os horários em que precisam estar acordados. Essa desconexão pode causar insônia ao tentar dormir e sonolência excessiva durante a vigília.

Outras Condições de Saúde

As condições médicas crônicas e os transtornos mentais costumam ser acompanhados de sonolência diurna. Os culpados comuns incluem depressão, ansiedade, esquizofrenia, lúpus, doença de Parkinson, esclerose múltipla, câncer, dor crônica, obesidade e hipotireoidismo, entre outros.

As condições de saúde e os problemas de sono costumam ter um efeito bidirecional. A falta de sono pode interferir na recuperação e também pode prever diagnósticos de problemas de saúde, como Mal de Parkinson mais abaixo na linha. Pesquisas emergentes sugerem que a propensão para a sonolência diurna pode até ter um componente genético.

Medicamentos usados ​​para tratar problemas de saúde também podem causar sonolência diurna como efeito colateral, assim como substâncias como álcool ou narcóticos.

Quando falar com seu médico

Você deve consultar um médico se estiver se sentindo cansado o tempo todo, se a sonolência diurna excessiva estiver afetando sua vida diária ou se você acreditar que pode ser um sinal de um distúrbio subjacente.

Seu médico fará exames e fará perguntas sobre seus hábitos de sono para tentar identificar o motivo de sua sonolência. Eles também podem perguntar ao seu parceiro de cama se você suspira, ronca ou move as pernas durante a noite. Se eles suspeitarem de um distúrbio do sono, podem encaminhá-lo a um especialista do sono para fazer mais exames.

Os métodos de tratamento para a sonolência diurna dependem da causa. O médico provavelmente começará recomendando higiene do sono dicas e encorajá-lo a dormir mais. Eles podem ajustar os medicamentos que você toma e também trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento para doenças subjacentes, que precisam ser tratadas por conta própria.

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