Insônia e idosos

Insônia é um distúrbio do sono comum caracterizado por um dificuldade persistente cair ou permanecer adormecido apesar da oportunidade. Pessoas com insônia também experimentam sonolência diurna excessiva e outras deficiências cognitivas enquanto estão acordadas, decorrentes diretamente da perda de sono. As pessoas podem ter insônia no início do sono, que causa dificuldade para adormecer, ou insônia para manutenção do sono, que causa dificuldade em permanecer dormindo. Algumas pessoas com insônia apresentam problemas no início do sono e na manutenção do sono.

De acordo com as estimativas atuais, 10-30% dos adultos viver com insônia. Pessoas com 60 anos ou mais são mais suscetíveis à insônia, e isso pode ser atribuído a um poucos fatores diferentes . Idosos correm maior risco de doenças médicas e psiquiátricas que podem levar a sintomas de insônia, bem como a outros distúrbios do sono, como distúrbios respiratórios do sono ou síndrome das pernas inquietas. Nossos relógios circadianos internos e ciclos de sono-vigília também pode mudar à medida que envelhecemos, e essas mudanças afetam por quanto tempo - e quão bem - dormimos. Além disso, certos medicamentos usados ​​para aliviar os sintomas de condições médicas geriátricas podem causar distúrbios do sono.

Sono e Envelhecimento

A qualidade do nosso sono freqüentemente se deteriora com a idade. As pessoas tendem a dormir menos e a ter mais episódios de vigília depois de adormecerem inicialmente. A latência do sono - o tempo que leva para adormecer - também pode aumentar. Alguns estudos sugerem que, a partir da meia-idade, uma pessoa perde em média 27 minutos de sono por noite em cada década subsequente.



Essas diminuições na qualidade e duração do sono estão ligadas aos sistemas internos de cronometragem do corpo. O corpo não consegue processar os sinais circadianos com tanta eficiência, o que, por sua vez, pode fazer com que os idosos vão para a cama e acordem mais cedo.



Nossa arquitetura do sono também muda à medida que envelhecemos. Um ciclo normal de sono é dividido em quatro fases. Estes incluem dois estágios de sono leve não rápido dos olhos (NREM), um estágio do sono pesado ou de ondas lentas NREM e um estágio final do sono rápido dos olhos (REM) antes que o ciclo comece novamente. Estudos polissonográficos demonstraram que os idosos experimentam uma porcentagem menor de sono REM e NREM de ondas lentas do que os mais jovens. Isso os deixa mais suscetíveis a episódios de vigília durante a noite e também afeta o quão revigorados e alertas eles se sentem pela manhã.



Reconhecendo e Diagnosticando Insônia em Idosos

A insônia e a idade costumam andar de mãos dadas. Embora muitos idosos tenham problemas de sono devido a mudanças naturais em seu ritmo circadiano e no ciclo sono-vigília, o diagnóstico de insônia deve atender a certos critérios. De acordo com a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICDS), uma pessoa com insônia deve relatar pelo menos um dos seguintes sintomas, apesar de ter tempo suficiente para dormir e uma área de sono relativamente confortável:

  • Dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo
  • Instâncias repetidas de acordar mais cedo do que o desejado
  • Sentimentos de resistência sobre ir para a cama em um horário razoável
  • Dificuldade para dormir sem a intervenção de um cuidador

A insônia também deve incluir deficiências diurnas. Estes podem incluir sonolência diurna excessiva, sensação de fadiga e mal-estar, distúrbios do humor e irritabilidade e dificuldade de concentração e atenção. Pessoas com insônia correm maior risco de acidentes e muitas lutam em situações sociais e familiares.

Se esses sintomas ocorrerem pelo menos três vezes por semana e persistirem por pelo menos três meses, os médicos podem diagnosticar o paciente com insônia crônica. Até então, a condição é considerada insônia de curto prazo .



Determinar as causas básicas da insônia em idosos é a chave para um diagnóstico bem-sucedido. A insônia primária refere-se a sintomas de insônia que ocorrem independentemente, enquanto a insônia secundária ocorre devido a uma condição médica ou psiquiátrica subjacente que causa perda de sono. Sintomas de insônia são os mesmos, independentemente de a condição ser considerada primária ou secundária. No entanto, o tratamento da insônia secundária normalmente requer que os pacientes tratem primeiro da condição primária que causa seus problemas de sono.

Tratamento para insônia em adultos mais velhos

Para o tratamento da insônia crônica em idosos, o primeiro passo geralmente se concentra na educação do sono e na melhora higiene do sono . Um médico consultará o paciente sobre como criar e manter um ambiente no quarto que conduza a um sono saudável. O quarto ideal deve ser escuro e silencioso, com uma temperatura inferior a 23,9 graus Celsius (75 graus Fahrenheit). A cama deve ser usada apenas para dormir, e não para outras atividades, como trabalhar e jogar videogame. Um ar condicionado pode ser útil durante as épocas mais quentes do ano. Os médicos também irão promover exercícios regulares e refeições balanceadas, e desencorajar estimulantes como cafeína e tabaco.

Outros tratamentos não farmacológicos podem ajudar a aliviar os sintomas de insônia em idosos sem medicamentos prescritos. Esses incluem:

    Controle de estímulo: Esta técnica está enraizada na ideia de que os pacientes só devem ir para a cama quando estão cansados ​​e que ficar acordado pode ser prejudicial para uma boa noite de sono. Se a pessoa ficar acordada na cama por 20 minutos sem cochilar, ela deve se levantar e se ocupar em outro cômodo até se sentir cansada novamente. Além disso, devem evitar cochilos durante o dia e comprometer-se a acordar no mesmo horário todas as manhãs. Restrição de sono: Muitos pacientes com insônia são instruídos a manter um diário do sono que registra o tempo de sono e vigília, quanto tempo leva para adormecer a cada noite e outros padrões importantes. Com base nas anotações do diário de sono, o médico pode dizer ao paciente para restringir o tempo na cama todas as noites até que a eficiência do sono melhore. A eficiência do sono é definida como a razão entre o tempo em que você dorme e o tempo em que fica acordado na cama todas as noites. Quando uma pessoa consegue dormir pelo menos 90% do tempo que passa na cama, ela pode começar a dormir mais cedo. Terapia cognitiva comportamental: A terapia cognitivo-comportamental para a insônia ajuda os idosos a identificar atitudes negativas e crenças incorretas que eles têm sobre o sono e, em seguida, substituí-los por uma mentalidade mais informada e positiva. Terapia de luz brilhante: Para os idosos que vão para a cama e acordam relativamente cedo, a exposição programada a luzes fortes à noite pode ajudá-los a ficar acordados um pouco mais e adormecer mais tarde.

Se essas intervenções não farmacológicas não forem eficazes, o médico pode considerar medicamentos para dormir. A escolha de medicação adequada para insônia para pacientes idosos requer muito cuidado e consideração. Alguns medicamentos, como benzodiazepínicos (BZDs) e não-benzodiazepínicos (drogas Z), produzem efeitos hipnóticos e podem aumentar o risco de quedas para pessoas idosas. Esses medicamentos também apresentam um alto risco de tolerância, dependência e abstinência, e os médicos devem levar em consideração as outras prescrições de seus pacientes para evitar interações medicamentosas negativas.

Outros medicamentos para insônia apresentam riscos menores, mas ainda assim devem ser prescritos com cautela. Alguns medicamentos promovem a sonolência ao interagir com os hormônios naturais do corpo. Entre eles estão o ramelteon, que atua como um agonista dos receptores de melatonina, um hormônio produzido na glândula pineal que induz a sensação de sonolência após o pôr do sol e suvorexante, que suprime as orexinas, neuropeptídeos que causam sensações de despertar e despertar. Anti-histamínicos de venda livre também podem ser prescritos.

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Você deve sempre falar com um médico antes de tentar qualquer tratamento farmacológico ou não farmacológico para a insônia.

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Outros distúrbios comuns do sono para idosos

Além da insônia, estudos mostraram que os idosos correm maior risco de desenvolver outros distúrbios do sono. Muitos pacientes mais velhos apresentam insônia junto com outros distúrbios do sono, o que complica os planos de tratamento. Os distúrbios do sono com uma alta taxa de prevalência entre as populações idosas incluem o seguinte:

Transtornos do sono do ritmo circadiano

Quando o ritmo circadiano de uma pessoa não está alinhado com seu ambiente externo, ela pode experimentar um distúrbio do sono de ritmo circadiano . Os idosos correm maior risco de desenvolver esses distúrbios porque os mecanismos internos que regulam o ritmo circadiano se deterioram com a idade.

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O distúrbio avançado da fase de sono-vigília é particularmente comum em populações mais velhas. Pessoas com essa ordem normalmente se sentem cansadas no início da noite, normalmente entre 19h e 21h, e acordam naturalmente entre 3h e 5h. Mesmo que vão para a cama mais tarde do que o normal, muitas vezes acordam relativamente cedo devido ao seu ciclo de sono-vigília. Exposições temporizadas à luz à noite podem ser usadas para tratar esses distúrbios em alguns pacientes idosos. Um horário de sono regulado também pode ser eficaz.

Outro exemplo é o distúrbio do ritmo de sono-vigília irregular, que é predominantemente encontrado em adultos com doenças neurológicas e neurodegenerativas, como doença de Parkinson e doença de Alzheimer. Este transtorno é caracterizado por padrões de sono fragmentados que não seguem um ciclo normal de 24 horas dia-noite.

Embora os suplementos de melatonina possam ser usados ​​para tratar distúrbios do sono do ritmo circadiano em pessoas mais jovens, os médicos devem considerar cuidadosamente a possibilidade de prescrever esse tipo de medicamento para pacientes idosos. Os suplementos de melatonina não são regulamentados pela Food and Drug Administration dos EUA, e a eficácia e segurança a longo prazo desses suplementos são consideradas questionáveis.

Distúrbios respiratórios relacionados ao sono

Relacionado ao sono distúrbios respiratórios , que incluem apneia obstrutiva do sono e apneia central do sono , são altamente prevalentes em populações mais velhas. Esses distúrbios são particularmente comuns em pacientes idosos em lares de idosos com demência. Obesidade, consumo de álcool e tabagismo também podem contribuir para esses distúrbios ao longo do tempo.

Os distúrbios respiratórios relacionados ao sono costumam fazer com que os idosos roncem pesadamente, o que pode levar a despertares noturnos e produzir uma sensação de sonolência diurna excessiva. Os distúrbios também são considerados preditores de outras condições médicas, como insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Muitos idosos com apnéia do sono são tratados com terapia de pressão de ar positiva contínua (CPAP), durante a qual os pacientes recebem ar pressurizado por meio de uma máscara respiratória enquanto dormem. Aqueles que aderem ao tratamento com CPAP geralmente roncam menos e apresentam menos episódios de apnéia durante a noite.

Movimentos periódicos dos membros e síndrome das pernas inquietas

Os movimentos periódicos dos membros são movimentos involuntários e repetitivos dos braços e pernas durante o sono que ocorrem mais de 15 vezes por hora de sono. Síndrome das pernas inquietas , um distúrbio neurológico, é caracterizado pelo desejo irresistível de mover as pernas enquanto o corpo está em repouso. Ambas as condições podem causar despertares noturnos que levam a episódios de vigília e cansaço no dia seguinte. Estudos mostraram que a taxa de prevalência dessas condições quase duplica com a idade.

Muitos jovens com movimentos periódicos dos membros ou síndrome das pernas inquietas precisam de medicamentos para controlar sua condição. As intervenções para idosos podem ser um pouco mais complicadas, especialmente se eles atualmente tomam outras drogas ou têm doenças pré-existentes.

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Transtorno de comportamento do sono REM

As pessoas geralmente sonham mais durante o sono REM. Ao contrário da maioria dos adultos, aqueles que têm Distúrbio de comportamento do sono REM (RBD) vai agir fisicamente em seus sonhos. Isso pode envolver movimentos violentos que colocam a pessoa que dorme e seu parceiro em maior risco de lesões corporais.

RBD tem se mostrado incomumente comum em homens idosos. Também existe uma ligação entre este distúrbio e condições neurológicas degenerativas, como doença de Parkinson e demência por corpos de Lewy.

Como os medicamentos BZD são frequentemente prescritos para RBD, o tratamento desse distúrbio pode ser difícil para pacientes idosos. No entanto, as pessoas com RBD podem tomar precauções, otimizando a segurança de sua área de sono. As medidas podem incluir trancar as janelas, colocar o colchão no chão e remover do quarto objetos que possam causar ferimentos.

De quanto sono os idosos precisam?

A média das necessidades do idoso sete a nove horas de sono todas as noites para se sentir bem descansado e alerta no dia seguinte. Os distúrbios do sono, como a insônia, podem interferir muito na sua rotina de sono. Se você tiver dificuldades para dormir, tente um dos seguintes procedimentos para garantir que você descanse o suficiente e se sinta revigorado pela manhã:

  • Imponha horários de dormir e acordar rígidos e cumpra-os - mesmo nos fins de semana ou quando estiver viajando.
  • Evite cochilar perto da hora de dormir. Se precisar de alguns minutos para dormir, tente isolar seus cochilos para a manhã ou início da tarde.
  • Estabeleça uma rotina que o ajudará a relaxar a cada noite. Ler ou ouvir música relaxante pode ser eficaz.
  • Não use dispositivos eletrônicos como televisores, telefones celulares ou computadores em seu quarto. Esses dispositivos emitem uma luz azul que pode dificultar o adormecimento.
  • Mantenha uma temperatura equilibrada e confortável e baixos níveis de luz em seu quarto.
  • Faça exercícios durante o dia, mas evite malhar três horas antes de dormir.
  • Não consuma cafeína no final da tarde ou à noite.
  • Não beba álcool para ajudar a dormir. Embora o álcool tenha propriedades sedativas, na verdade pode causar distúrbios do sono.

Se você ainda tiver problemas com o início ou a duração do sono, apesar de tomar essas medidas, então você pode ter um distúrbio do sono. Consulte seu médico sobre como diagnosticar o problema e tratá-lo de acordo com seu histórico médico.

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