Convivendo e controlando o transtorno do sono-vigília fora de 24 horas

O distúrbio sono-vigília fora de 24 horas (N24SWD) é uma condição em que o relógio circadiano de uma pessoa não segue o ciclo típico de 24 horas. Indivíduos com N24SWD normalmente têm hora de dormir que fica progressivamente mais tarde a cada dia, causando problemas de sono e interrupções na vida diária.

Embora o transtorno de sono-vigília fora de 24 horas seja raro, os indivíduos com a doença podem se animar em saber que não estão sozinhos. Há uma consciência crescente sobre os distúrbios do ritmo circadiano na comunidade médica, bem como no mundo em geral.

Que desafios enfrentam as pessoas com transtorno do sono-vigília fora de 24 horas?

Por causa de seus horários de sono erráticos, as pessoas com transtorno de sono-vigília diferente de 24 horas muitas vezes têm problemas para atender escola, trabalho, obrigações sociais ou outras obrigações . Eles também podem ter dificuldade para realizar tarefas cotidianas importantes, como agendar consultas médicas, fazer compras durante o horário comercial normal ou usar o transporte público tarde da noite.



Uma vez que o N24SWD é um transtorno relativamente raro, há muito pouco conhecimento público sobre ele. Como tal, muitas pessoas com N24SWD enfrentam o julgamento de familiares, amigos e colegas de trabalho que não entendem os desafios do transtorno. Pessoas com N24SWD podem ser percebidas como preguiçosas, descamativas ou não se esforçando o suficiente para dormir em horários normais.



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Essa pressão faz com que muitas pessoas com N24SWD tentem se forçar a dormir em horários que não estão de acordo com seu ritmo circadiano inato. Isso pode causar problemas de sono e fadiga diurna, o que geralmente leva a diagnósticos errôneos, como insônia ou outros distúrbios do sono. Pessoas com N24SWD também podem depender de cochilos para passar o dia, reduzindo ainda mais o desejo de dormir à noite. Sem diagnóstico e tratamento adequados, as pessoas com N24SWD podem apresentar desalinhamento circadiano crônico e privação de sono.



No curto prazo, estudos de trabalhadores por turnos descobriram que o desalinhamento circadiano deixa as pessoas vulneráveis ​​a problemas de atenção, memória e humor. Isso afeta o desempenho acadêmico e no local de trabalho e aumenta o risco de acidentes. A longo prazo, privação de sono está associado a muitos resultados negativos para a saúde, incluindo aumento do risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, ansiedade e outras condições crônicas.

Conversando com seu médico sobre o transtorno do sono-vigília fora de 24 horas

Seu médico pode não estar familiarizado com o distúrbio sono-vigília que não seja de 24 horas, mas você pode ajudar a promover uma conversa construtiva ao preparando para seu compromisso antecipadamente. Como parte dessa preparação, geralmente é útil manter um diário do sono por alguns meses com os horários de sono e vigília. Você também deve acompanhar outros sintomas, como:

  • Sensação de cansaço durante o dia
  • Problemas para dormir à noite
  • Sensação de cansaço mesmo depois de dormir uma noite inteira
  • Sofrendo de ansiedade ou depressão
  • Problemas de memória e concentração

Com base em outras perguntas sobre seus hábitos de sono e testes para monitorar seu ritmo circadiano, seu médico formulará um plano de tratamento que provavelmente envolve melatonina, terapia de luz brilhante ou uma combinação dos mesmos. Gerenciar o distúrbio sono-vigília que não é de 24 horas também requer seguir higiene do sono práticas para reforçar pistas circadianas . Algumas dicas incluem:



  • Manter o quarto fresco, escuro e silencioso
  • Estabelecer uma rotina regular de hora de dormir com atividades relaxantes
  • Usando cafeína Com moderação
  • Comer bem e se manter hidratado durante o dia
  • Fazendo bastante exercício
  • Evitar o tempo de uso à noite ou usar bloqueadores de luz azul

É importante seguir o plano de tratamento do seu médico, mas também é imperativo informar o seu médico se um plano de tratamento não estiver funcionando para você, para que ele possa fazer os ajustes necessários. Pode ajudar pedir o encaminhamento a um especialista do sono com uma melhor compreensão dos distúrbios do ritmo circadiano.

Conversando com amigos e familiares sobre o transtorno do sono-vigília fora de 24 horas

Explicar o distúrbio sono-vigília que não é de 24 horas para seus amigos e familiares pode ajudá-los a entender por que você pode parecer cansado ou desinteressado, ou por que às vezes não consegue cumprir seus compromissos.

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Conte a eles sobre sua experiência com N24SWD , talvez explicando seu histórico de sintomas, como adormecer em horários inadequados ou irritação devido à privação de sono. Como o distúrbio sono-vigília que não dura 24 horas pode ser confuso para alguém que nunca ouviu falar dele antes, tente compará-lo a algo que ele entenda, como o jetlag. Você também pode encaminhá-los para recursos para aprender mais sobre a doença.

Muitas pessoas encontram validação por meio de grupos ou associações de suporte online. Compartilhar pensamentos e sentimentos com outras pessoas na mesma situação pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho e dar-lhe novas ideias para lidar com o transtorno fora do período de vigília-sono 24 horas.

Como manter uma vida social com transtorno do sono-vigília fora de 24 horas

Pode ser difícil gerenciar uma vida social saudável enquanto experimenta o N24SWD. No entanto, há certas coisas que você pode tentar para tornar mais fácil.

Peça aos seus amigos e familiares para serem mais flexíveis nos horários de reuniões, talvez sugerindo atividades que possam ser feitas a qualquer hora do dia, como dar um passeio.

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Aqueles com um forte entendimento de seu horário de sono podem tentar agendar atividades por semanas, quando sabem que dormirão melhor. Fazer amizade com outras pessoas em situações semelhantes, como trabalhadores por turnos ou freelancers, também pode abrir mais possibilidades de agendamento.

Existem muitas opções alternativas para manter contato com amigos fora do horário normal, embora algumas delas possam não ser apropriadas se você estiver em terapia rigorosa para manter uma programação de 24 horas. Por exemplo, bares, boates e outros lugares que ficam abertos até tarde podem ser uma opção atraente, mas a estimulação tarde da noite (e o consumo de álcool) podem tornar ainda mais difícil dormir depois. Da mesma forma, as redes sociais podem ser usadas a qualquer hora do dia ou da noite para responder a mensagens de amigos ou conversar com amigos em outros fusos horários, mas usar telas à noite pode interferir no sono.

Qualquer método que você escolher deve ser escolhido tendo em mente a sua terapia. Tente não aumentar ou adotar comportamentos que afetarão negativamente o seu tratamento com N24SWD.

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Transtorno do sono-vigília fora de 24 horas no local de trabalho

Transtorno de sono-vigília fora de 24 horas se qualifica como uma deficiência nos termos do American Disabilities Act (ADA) na medida em que pode limitar substancialmente as principais atividades da vida, como concentração, interação com outras pessoas e trabalho. De acordo com os termos da ADA, a maioria dos empregadores é legalmente obrigada a fazer acomodações razoáveis ​​para você, desde que você seja amplamente qualificado para fazer o trabalho.

Os subsídios de acordo com o ADA são calculados caso a caso, e os empregadores não são obrigados a fazer adaptações se isso for considerado uma dificuldade indevida para a empresa. Dependendo de sua linha de trabalho, pode ser necessário contratar um advogado para representar seu caso. As acomodações que seu empregador pode providenciar e oferecer incluem trabalho em tempo parcial ou horário modificado ou trabalho parcial ou totalmente em casa.

Ao abordar seu empregador, cite o ADA, seja claro sobre como o N24SWD afeta sua capacidade de trabalhar e sugira acomodações que o ajudariam a ser mais produtivo. Considere consultar seu advogado. Você também pode optar por compartilhar as particularidades do seu caso com seus colegas se achar que isso ajudaria a criar uma melhor relação de trabalho.

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Idéias de carreira para pessoas com transtorno do sono-vigília fora de 24 horas

Certos empregos são naturalmente adequados para pessoas com horários de sono irregulares. Embora você não deva ter que limitar sua carreira com base em seu N24SWD, você pode descobrir que gravita em torno de empregos que lhe permitem mais flexibilidade em seu horário de trabalho . Exemplos de empregos flexíveis incluem:

  • Escritor freelancer
  • Tradutor
  • Desenvolvedor web
  • Designer gráfico
  • Massoterapeuta
  • Treinador pessoal
  • Entregador
  • Fotógrafo

Esses empregos podem ser especialmente atraentes para pessoas que têm dificuldade em manter um ciclo de 24 horas, ou para aqueles que ainda me sinto mal mesmo quando seguem uma programação padrão diurna e noturna.

Alunos com Transtorno Sono-Vigilância Fora de 24 Horas

Conforme descrito na Seção 504 do Lei de Alteração da Lei de Deficiências de 2008 , os alunos com deficiência também têm direito a uma educação que atenda às suas necessidades, seja no ensino fundamental, médio ou pós-médio. Exemplos de acomodação razoável para os alunos podem incluir aulas online, permitindo que os alunos faltem a algumas aulas e recuperem o trabalho em outro horário, ou tendo uma carga horária mais leve.

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