Obesidade e Sono

A sabedoria convencional costumava ser que o peso de uma pessoa é determinado puramente pelo nível de nutrição e atividade. No entanto, agora entendemos que o peso corporal é mais do que simplesmente uma função do comportamento. Genética, status socioeconômico, ambiente comunitário, estresse e saúde geral, todos desempenham um papel no peso de uma pessoa. Além disso, o quão bem ou mal você dorme pode afetar o ganho e a perda de peso, já que a perda de sono é um dos fatores de risco para obesidade .

Uma preocupação preocupante para os indivíduos com obesidade é que não apenas a perda de sono leva ao ganho de peso, mas o excesso de peso também causa problemas de sono, que podem, por sua vez, piorar os processos biológicos que contribuem para o ganho de peso. É um ciclo frustrante, mas há ajuda disponível para pessoas com sobrepeso ou obesas para melhorar o sono e os efeitos na saúde associados à perda de sono.

Como a privação do sono leva ao ganho de peso?

A perda de sono cria um desequilíbrio hormonal no corpo que promove a alimentação excessiva e o ganho de peso. A leptina e a grelina são hormônios que regulam o apetite e, quando você não dorme o suficiente, a produção desses hormônios é alterada de uma forma que aumenta a sensação de fome. A privação de sono está associada à deficiência de hormônio do crescimento e níveis elevados de cortisol, ambos associados à obesidade. Além disso, o sono insuficiente pode prejudicar o metabolismo dos alimentos.



Infelizmente, os efeitos da perda de sono sobre o peso não se limitam a mudanças no nível químico. Foi demonstrado que a restrição da duração do sono causa uma tendência maior para selecionar alimentos de alto teor calórico . Calorias consumidas tarde da noite aumentam o risco de ganho de peso. Além disso, adultos que não dormem o suficiente faça menos exercício do que aqueles que o fazem, possivelmente porque a perda de sono causa sonolência e fadiga durante o dia.



Obesidade infantil e sono

As crianças precisam de mais sono do que os adultos devido ao importante desenvolvimento que ocorre em seus corpos e mentes. Perda de sono em crianças aumenta o risco deles por se tornarem com sobrepeso ou obesos. Na verdade, as crianças que não dormem o suficiente podem experimentar as mesmas alterações hormonais vistas em adultos que levam ao ganho de peso. Eles também podem sentir um aumento da fadiga diurna, levando à diminuição dos níveis de atividade.



A hora de dormir também pode afetar o peso. Um estudo descobriu que as crianças que foram para a cama mais tarde tinha pior qualidade da dieta , consumindo mais alimentos pobres em nutrientes e menos frutas e vegetais do que as crianças que foram para a cama mais cedo.

Além disso, a pesquisa mostrou que, entre as crianças com sobrepeso, aquelas que dormem menos e têm horários de sono irregulares estão em maior risco para efeitos prejudiciais à saúde.

Como o excesso de peso afeta o sono?

Pessoas obesas são mais propensas a relatar insônia ou dificuldade para dormir do que aqueles que não são obesos. Também há evidências que sugerem que a obesidade está associada a aumento da sonolência diurna e fadiga , mesmo em pessoas que dormem a noite inteira sem serem perturbadas. Os pesquisadores sugerem que a obesidade pode alterar o metabolismo e / ou os ciclos sono-vigília de tal forma que causa a deterioração da qualidade do sono. Também é possível que haja efeitos físicos do próprio excesso de peso que afetam a qualidade do sono. Obtenha as informações mais recentes sobre o sono em nosso boletim informativoSeu endereço de e-mail será usado apenas para receber o boletim informativo gov-civil-aveiro.pt.
Mais informações podem ser encontradas em nossa política de privacidade.



Que preocupações com o sono são comuns em pessoas com sobrepeso?

Muitos problemas de saúde podem afetar o sono, e alguns deles são encontrados com mais frequência em indivíduos com sobrepeso ou obesos. A presença de uma ou mais das seguintes condições pode agravar a insônia e outros problemas de sono causados ​​pela obesidade:

  • Depressão : A obesidade está associada à depressão, e os dois compartilhe uma relação recíproca . Em outras palavras, a obesidade pode causar ou intensificar os sintomas de depressão, enquanto a depressão pode levar ao ganho de peso. Pessoas com depressão também podem sofrer de problemas de sono. A insônia ocorre com a depressão até 75% do tempo.
  • Asma : A asma é uma doença respiratória que envolve a inflamação das vias respiratórias. Obesidade aumenta o risco de uma pessoa para desenvolver asma e para experimentar piores sintomas de asma. Muitos pacientes com experiência de asma sintomas noturnos , levando a dificuldade em adormecer e permanecer adormecido.
  • Osteoartrite : A osteoartrite é uma doença articular marcada por cartilagem desgastada. Estar acima do peso pode causar osteoartrite por causa da tensão, o peso adicional é colocado nas articulações. A osteoartrite afeta o sono e pode compartilhar uma relação cíclica com dor, depressão e sono perturbado em que essas condições se agravam mutuamente.

Como você pode dormir melhor quando estiver acima do peso?

O termo higiene do sono significa envolver-se em práticas que apoiem uma boa noite de sono. Isso é importante para todos, mas é especialmente crítico se você estiver lidando com problemas de sono. A higiene do sono envolve coisas como definir um horário de sono previsível, criar uma rotina para a hora de dormir e adotar hábitos saudáveis ​​durante o dia. As etapas a seguir podem ser especialmente úteis para considerar quando houver excesso de peso:

  • Exercício : Exercício pode melhorar a qualidade do sono em pessoas que sofrem de distúrbios do sono. Também foi mostrado para reduzir os sintomas em pacientes com AOS , independente da perda de peso. Além disso, fazer exercícios ao ar livre o expõe à luz natural, promovendo um ciclo saudável de sono-vigília.
  • Encontre um colchão que funcione para você : É importante que seu colchão permita o alinhamento adequado de sua coluna e uma pressão de contato equilibrada entre seu corpo e o colchão. As preferências de colchão variam de pessoa para pessoa. A pesquisa mostrou que peso corporal afeta o tipo de colchão que você achar mais confortável.
  • Selecione os alimentos com cuidado : Dieta e nutrição também são componentes da higiene do sono, mas a perda de sono pode tornar a alimentação saudável mais desafiadora. Tomar medidas para manter uma dieta equilibrada pode melhorar o sono. Por exemplo, os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em carboidratos pode diminua sua habilidade para dormir profundamente. Outro estudo descobriu que comer 30 a 60 minutos antes da hora de dormir resultou em padrões de sono mais pobres .

O ciclo de ganho de peso e perda de sono pode ser difícil de quebrar. É importante trabalhar com um médico ou envolver um especialista do sono se você estiver tendo um sono de má qualidade que possa estar relacionado ao peso. A perda de peso pode ser recomendada para alguns, mas não todos os pacientes. Um profissional médico pode fornecer orientação individualizada sobre como melhor incorporar as abordagens discutidas acima e pode ser capaz de sugerir intervenções adicionais.

  • Referências

    +22 Fontes
    1. 1 Beccuti, G., & Pannain, S. (2011). Sono e obesidade. Opinião atual em nutrição clínica e cuidado metabólico, 14 (4), 402–412. https://doi.org/10.1097/MCO.0b013e3283479109
    2. 2 Greer, S. M., Goldstein, A. N., & Walker, M. P. (2013). O impacto da privação de sono no desejo alimentar do cérebro humano. Nature Communications, 4, 2259. https://doi.org/10.1038/ncomms3259
    3. 3 Kline C. E. (2014). A relação bidirecional entre exercício e sono: implicações para a adesão ao exercício e melhora do sono. American Journal of Lifestyle Medicine, 8 (6), 375-379. https://doi.org/10.1177/1559827614544437
    4. Quatro. Patel, S. R., & Hu, F. B. (2008). Curta duração do sono e ganho de peso: uma revisão sistemática. Obesity (Silver Spring, Md.), 16 (3), 643-653. https://doi.org/10.1038/oby.2007.118
    5. 5 Golley, R. K., Maher, C. A., Matricciani, L., & Olds, T. S. (2013). Duração do sono ou hora de dormir? Explorando a associação entre o comportamento do tempo de sono, dieta e IMC em crianças e adolescentes. Jornal internacional de obesidade (2005), 37 (4), 546–551. https://doi.org/10.1038/ijo.2012.212
    6. 6 Spruyt, K., Molfese, D. L., & Gozal, D. (2011). Duração do sono, regularidade do sono, peso corporal e homeostase metabólica em crianças em idade escolar. Pediatrics, 127 (2), e345 – e352. https://doi.org/10.1542/peds.2010-0497
    7. 7 Pearson, N. J., Johnson, L. L., & Nahin, R. L. (2006). Insônia, problemas para dormir e medicina complementar e alternativa: Análise dos dados da pesquisa nacional de saúde de 2002. Arquivos de medicina interna, 166 (16), 1775–1782. https://doi.org/10.1001/archinte.166.16.1775
    8. 8 Vgontzas, A. N., Bixler, E. O., Tan, T. L., Kantner, D., Martin, L. F., & Kales, A. (1998). A obesidade sem apneia do sono está associada à sonolência diurna. Arquivos de medicina interna, 158 (12), 1333–1337. https://doi.org/10.1001/archinte.158.12.1333
    9. 9 Strohl, K. P. (2020, setembro). Versão Profissional do Manual Merck: Apneia Obstrutiva do Sono. Recuperado em 23 de novembro de 2020, de https://www.msdmanuals.com/professional/pulmonary-disorders/sleep-apnea/obstructive-sleep-apnea
    10. 10 ADÃO. Enciclopédia Médica. (2020, 12 de janeiro). Doença do refluxo gastroesofágico. Recuperado em 23 de novembro de 2020, de https://medlineplus.gov/ency/article/000265.htm
    11. onze. Jung, H. K., Choung, R. S., & Talley, N. J. (2010). Doença do refluxo gastroesofágico e distúrbios do sono: evidências de uma relação causal e implicações terapêuticas. Journal of neurogastroenterology and motility, 16 (1), 22-29. https://doi.org/10.5056/jnm.2010.16.1.22
    12. 12 Luppino, F. S., de Wit, L. M., Bouvy, P. F., Stijnen, T., Cuijpers, P., Penninx, B. W., & Zitman, F. G. (2010). Sobrepeso, obesidade e depressão: uma revisão sistemática e meta-análise de estudos longitudinais. Arquivos de psiquiatria geral, 67 (3), 220-229. https://doi.org/10.1001/archgenpsychiatry.2010.2
    13. 13 Nutt, D., Wilson, S., & Paterson, L. (2008). Distúrbios do sono como sintomas básicos de depressão. Diálogos em neurociência clínica, 10 (3), 329-336. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3181883/
    14. 14 Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue. (2020, 21 de maio). Asma. Recuperado em 23 de novembro de 2020, de https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/asthma
    15. quinze. Cukic, V., Lovre, V., & Dragisic, D. (2011). Distúrbios do sono em pacientes com asma brônquica. Materia socio-medica, 23 (4), 235-237. https://doi.org/10.5455/msm.2011.23.235-237
    16. 16 Centros de Controle e Prevenção de Doenças. (2020, 27 de julho). Osteoartrite (OA). Recuperado em 23 de novembro de 2020, de https://www.cdc.gov/arthritis/basics/osteoarthritis.htm
    17. 17 Parmelee, P. A., Tighe, C. A., & Dautovich, N. D. (2015). Perturbações do sono na osteoartrite: ligações com dor, incapacidade e sintomas depressivos. Arthritis care & research, 67 (3), 358–365. https://doi.org/10.1002/acr.22459
    18. 18 Yang, P. Y., Ho, K. H., Chen, H. C., & Chien, M. Y. (2012). O treinamento físico melhora a qualidade do sono em adultos de meia-idade e idosos com problemas de sono: uma revisão sistemática. Journal of physiotherapy, 58 (3), 157-163. https://doi.org/10.1016/S1836-9553(12)70106-6
    19. 19 Iftikhar, I. H., Kline, C. E., & Youngstedt, S. D. (2014). Efeitos do treinamento físico na apnéia do sono: uma meta-análise. Lung, 192 (1), 175–184. https://doi.org/10.1007/s00408-013-9511-3
    20. vinte. Wong, D. W., Wang, Y., Lin, J., Tan, Q., Chen, T. L., & Zhang, M. (2019). Determinantes e avaliação do colchão para dormir: uma revisão e crítica biomecânica. PeerJ, 7, e6364. https://doi.org/10.7717/peerj.6364
    21. vinte e um. St-Onge, M. P., Mikic, A., & Pietrolungo, C. E. (2016). Efeitos da dieta na qualidade do sono. Avanços na nutrição (Bethesda, Md.), 7 (5), 938–949. https://doi.org/10.3945/an.116.012336
    22. 22 Crispim, C. A., Zimberg, I. Z., dos Reis, B. G., Diniz, R. M., Tufik, S., & de Mello, M. T. (2011). Relação entre ingestão alimentar e padrão de sono em indivíduos saudáveis. Journal of Clinical Sleep Medicine: JCSM: publicação oficial da American Academy of Sleep Medicine, 7 (6), 659–664. https://doi.org/10.5664/jcsm.1476

Artigos Interessantes