PTSD e sono

Transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) é caracterizado por um estado cronicamente elevado de excitação após um evento traumático. O PTSD geralmente piora com o tempo ou se desenvolve insidiosamente, de modo que as pessoas podem não perceber que o têm até muitos meses após o evento traumático. A doença é mais comum em mulheres, embora possa acontecer com qualquer pessoa. Estima-se que sete em cada 100 pessoas terão PTSD durante a vida.

PTSD e sono têm uma relação complexa. Embora problemas de sono acompanhem muitas condições de saúde mental, problemas de sono em PTSD são realmente considerados parte do transtorno. Entre os sintomas usados ​​para diagnosticar o TEPT, dois estão diretamente relacionados ao sono: a hiperexcitação e a intrusão, que podem se manifestar como insônia e pesadelos. Os pesquisadores ainda estão tentando entender se os problemas de sono precedem o PTSD ou se o PTSD causa problemas de sono.

Como os problemas do sono afetam os sintomas de PTSD?

Entre as pessoas que vivenciam um evento traumático, aquelas que sofrem de problemas significativos de sono parecem ter maior probabilidade de desenvolver PTSD no futuro. Na verdade, um dos primeiros sinais de PTSD é um distúrbio do sono, que geralmente inclui pesadelos, insônia e sono REM fragmentado.



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Curiosamente, os problemas de sono que precedem o evento traumático também podem desempenhar um papel. Um estudo descobriu que as pessoas relatando pesadelos antes de ir para a guerra eram mais propensos a desenvolver PTSD depois de voltar.



Uma vez que o distúrbio se instala, a presença de problemas de sono parece exacerbar os sintomas de PTSD . E mesmo depois de tratar os sintomas diurnos de PTSD, muitas pessoas acham que insônia ainda persiste .



Os problemas de sono no PTSD interferem na capacidade do cérebro de processar memórias e emoções, retardando o processo de recuperação após um evento traumático. Além disso, muitas pessoas com PTSD usam álcool ou outras substâncias para tentar dormir melhor. Longe de ajudar, esses mecanismos de enfrentamento contraproducentes, na verdade, pioram o sono e também podem agravar os sintomas de PTSD.

Como o PTSD afeta o sono?

Indivíduos com PTSD freqüentemente têm problemas para adormecer e acordar facilmente, muitas vezes acordando várias vezes durante a noite. Muitas pessoas com PTSD também têm pesadelos. Esses problemas resultam em sono interrompido e não revigorante.

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Aqueles com dor crônica, abuso de substância , traumatismo crâniano , depressão , ou outros problemas médicos enfrentam uma barreira adicional para obter um sono de qualidade. Certos medicamentos para dormir também interferem no sono REM, que é o estágio do sono durante o qual sonhamos e um estágio importante do sono para lidar com memórias traumáticas.



Os problemas de sono mais comuns no PTSD podem ser resumidos em três categorias:

  • Insônia : Um estimado nove em dez pessoas com PTSD sofrem de insônia. Isso se deve em grande parte à hiperexcitação, na qual o indivíduo é incapaz de relaxar. Também pode ser um efeito prolongado de ter estado em uma situação que exigia um estado de alerta constante à noite. A insônia no PTSD também pode se autoperpetuar, pois o estresse de não ser capaz de adormecer, eventualmente, leva a comportamentos de sono não adaptativos como cochilos diurnos ou abuso de substâncias.
  • Pesadelos e Terrores Noturnos : Pesadelos e Pesadelos afligem a maioria das pessoas com PTSD, levando ao despertar noturno e tornando difícil voltar a dormir. O conteúdo desses sonhos vívidos às vezes está relacionado a traumas passados, com muitos relatos de pacientes de PTSD pesadelos repetitivos . Os pesadelos às vezes são tratados com terapia de ensaio de imagens, na qual o paciente reescreve o roteiro do sonho com uma versão menos ameaçadora durante as horas de vigília.
  • Apneia obstrutiva do sono (OSA) : Não está totalmente claro por que há uma prevalência maior de AOS entre pessoas com PTSD, mas pode ser devido a fatores subjacentes, como excitação crônica ou uso de álcool. Estudos descobriram que os dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) funcionam bem no tratamento da AOS em pessoas com PTSD e podem até reduzir os pesadelos. Embora não seja tão eficaz, as pessoas que consideram os dispositivos CPAP desencadeantes ou claustrofóbicos podem preferir usar um dispositivo de avanço mandibular . Obtenha as informações mais recentes sobre o sono em nosso boletim informativoSeu endereço de e-mail será usado apenas para receber o boletim informativo gov-civil-aveiro.pt.
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Tratar problemas de sono relacionados ao PTSD, bem como distúrbios coexistentes, como depressão, é uma parte importante da resolução dos sintomas gerais de PTSD.

A conexão entre PTSD, sono e o cérebro

Os pesquisadores encontraram evidências de que múltiplas regiões cerebrais sobrepostas estão implicados tanto em PTSD quanto em problemas de sono, principalmente no hipocampo, na amígdala, no córtex cingulado anterior e no córtex insular. Essas regiões cerebrais são provavelmente responsáveis ​​por fazer com que o paciente revisite o evento traumático em flashbacks e pesadelos, bem como por manter um estado de hiperexcitação.

Estudos descobriram que os indivíduos com PTSD têm um frequência cardíaca mais rápida durante o sono, indicando um aprimorado resposta lutar ou fugir que mantém o corpo em um estado permanente de hipervigilância. Sem surpresa, as características do sono perturbado em pacientes com PTSD incluem mais estágio um sono leve, menos sono restaurador de ondas lentas e sono REM fragmentado.

Outra conexão significativa entre o sono e o PTSD pode residir na maneira como o cérebro processa as memórias que induzem o medo. Durante um evento traumático, o cérebro aprende a associar um determinado estímulo a uma resposta negativa. Muito depois do evento traumático, essa associação pode ser tão forte que a pessoa sofre uma reação violenta toda vez que é apresentada a um estímulo semelhante.

Normalmente, essa resposta é atenuada durante um processo chamado memória de extinção, durante o qual o cérebro aprende gradualmente a dissociar o estímulo da resposta aprendida. Uma quantidade significativa de processamento de memória emocional é realizada durante o sono REM, e os pesquisadores acreditam que Interrupções do sono REM visto em pacientes com PTSD pode indicar uma incapacidade de processar o trauma de forma eficiente.

A perda de sono também pode causar sonolência diurna e interferir nas estratégias de enfrentamento, deixando as pessoas ansiosas e hipersensíveis aos gatilhos. A boa notícia é que melhorar o sono parece ter efeitos correspondentes no PTSD.

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Como Dormir Melhor com PTSD

Elementos adequados higiene do sono pode ajudar muito na redução dos problemas de sono de PTSD. Esses incluem:

  • Manter um ambiente de sono fresco, escuro e tranquilo
  • Reservando o quarto apenas para dormir e fazer sexo
  • Manter um horário regular para dormir
  • Comer uma dieta saudável e evitar a cafeína antes de dormir
  • Ficando regular exercício , o que também ajuda a domar a hiperexcitação
  • Evitar fatores de estresse antes de dormir, incluindo falar sobre seu evento traumático
  • Tomar um banho quente ou ler um livro relaxante antes de dormir
  • Desligando as telas uma hora antes de dormir
  • Usando uma máquina de ruído branco, se você for sensível a sons
  • Usando meditação ou outras técnicas para prevenir ruminação

Você deve dormir em um quarto que o faça se sentir seguro, que pode ou não ser o seu quarto. Se você não se sentir confortável dormindo em um quarto escuro, uma luz noturna pode fornecer uma sensação de segurança.

Pessoas com PTSD geralmente têm medo de dormir porque temem ter pesadelos. Infelizmente, isso pode levar a passar horas na cama com pensamentos acelerados. Se você já está na cama há 20 minutos e não consegue dormir, saia da cama, vá para outro quarto para fazer algo relaxante e só volte para a cama quando sentir sono. Isso ajudará a fortalecer a associação mental entre sua cama e o sono.

Se você está tendo problemas para dormir, ou se está recorrendo a substâncias como drogas ou álcool para ajudá-lo a dormir, procure a ajuda de seu médico. Eles podem ajudá-lo a encontrar um terapeuta que forneça terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I), bem como técnicas específicas de PTSD, como terapia de ensaio de imagens mentais ou exposição, relaxamento e terapia de reescrita. Eles também podem prescrever medicamentos para dormir, embora isso acarrete mais riscos e deva ser usado com cautela.

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Aprender a dormir profundamente novamente após experimentar um trauma pode levar algum tempo, então não se sinta derrotado se isso não acontecer imediatamente. Continue praticando comportamentos saudáveis ​​e trabalhando com seu médico e, eventualmente, você começará a se sentir melhor. Como o sono e o PTSD estão intimamente ligados, a terapia contínua é extremamente benéfica para aqueles que lutam contra a insônia.

Dicas para dormir para parceiros de pessoas com PTSD

Embora a maioria dos esforços se concentre em como ajudar alguém com PTSD a dormir, os parceiros de pessoas com PTSD também podem ter dificuldade para dormir profundamente. Para quem tem um parceiro que acorda várias vezes durante a noite, pode ajudar investir em um colchão que abafa o som e o movimento.

Pesadelos e Pesadelos pode ser assustador e pode fazer com que seu parceiro ataque violentamente. Embora você queira estar ao lado de seu parceiro, pode achar necessário dormir em um quarto separado e próximo de vez em quando, para poder ter o sono reparador de que precisa.

Também pode ser construtivo fazer exercícios com seu parceiro durante o dia. Além de melhorar o sono, o desenvolvimento de rotinas saudáveis ​​juntos pode ajudá-lo a criar laços e a restabelecer uma sensação de segurança para seu parceiro.

Muitos cuidadores lutam com sentimentos de culpa e uma sensação de que são responsáveis ​​por salvar seu parceiro. No entanto, dedicar toda a sua energia a ajudar outra pessoa pode ter um efeito sério em sua saúde mental. Terapia de casal, terapia individual, grupos de apoio ou uma forte rede de familiares e amigos podem ajudá-lo a gerenciar seus próprios pensamentos e sentimentos para reduzir o risco de esgotamento .

  • Referências

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