Tratamento para sonolência excessiva

A sonolência diurna excessiva (EDS) é a tendência de adormecer durante o dia quando se espera que um esteja acordado. EDS pode afetar o estado de alerta, concentração, atenção e saúde geral. Este problema de saúde afeta até 18% da população dos EUA . EDS não é um distúrbio do sono em si, é um sintoma de outros distúrbios relacionados ao sono.

Quais são as causas comuns de sonolência diurna excessiva?

Os seguintes distúrbios do sono comumente causam sonolência diurna excessiva:

Alguns transtornos psiquiátricos - especialmente aqueles que afetam o humor (ansiedade, depressão) ou psicose (esquizofrenia) - também podem afetar o sono e causar SDE. Insuficiência cardíaca, insuficiência renal, insuficiência hepática e obesidade são condições médicas que podem contribuir para a SDE. Distúrbios neurológicos, incluindo Parkinson, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla e epilepsia, também podem afetar a SDE.



Outras causas de SDE são higiene do sono inadequada, uso excessivo de cafeína ou outros estimulantes, uso crônico de drogas e álcool e sono insuficiente. A privação de sono que leva à SDE é frequentemente uma consequência de padrões de sono alterados, como aqueles que ocorrem devido ao jet lag ou trabalho em turnos.



Higiene do sono e sonolência diurna excessiva

Um passo amplo e não farmacológico que todos com SDE podem tomar é melhorar a higiene do sono. A higiene adequada do sono pode diminuir os efeitos dos distúrbios relacionados ao sono e promover a saúde geral e o bem-estar. Para melhorar a higiene do sono:



  • Certifique-se de que o ambiente de sono seja escuro, fresco e silencioso
  • Use a cama apenas para sexo e dormir
  • Pratique exercícios regularmente durante o dia
  • Reduza o consumo de álcool, cafeína e drogas
  • Estabeleça uma rotina consistente e relaxante na hora de dormir, livre de eletrônicos cujas telas brilhantes emitem luz que inclui os comprimentos de onda azuis
  • Se você não conseguir dormir depois de 20 minutos deitado na cama, saia da cama e procure uma atividade tranquila e relaxante até ficar com sono

Quais são os tratamentos para doenças que causam sonolência diurna excessiva?

Outros tratamentos apropriados para EDS dependem do distúrbio subjacente. Trabalhe com seu médico para identificar com precisão a causa de sua SDE, em vez de fazer suposições. À medida que os distúrbios ou causas são tratados - geralmente usando uma combinação de tratamentos - a sonolência diurna melhora.

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Quando se trata de tratar a EDS, os médicos geralmente identificam um ou mais dos seguintes distúrbios subjacentes e recomendam os tratamentos correspondentes:

  • Apnéia do sono . Um dos tratamentos mais comuns para apneia do sono de todas as gravidades é pressão positiva das vias aéreas (PAP) . Isso é aplicado pelo nariz, boca ou ambos por meio de uma máquina, como uma máquina contínua (CPAP) ou de dois níveis (BPAP).
  • Narcolepsia é gerenciado por meio de terapia comportamental, cochilos curtos programados e higiene do sono adequada. Os medicamentos que promovem o despertar, como o modafinil em combinação com o oxibato de sódio, também podem ser usados ​​para ajudar a permanecer acordado durante o dia.
  • Insônia os tratamentos variam. Para adolescentes e adultos, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é normalmente a primeira abordagem de tratamento. O tratamento farmacológico é um tratamento secundário de curto prazo a ser seguido junto com a TCC. Os medicamentos prescritos para a insônia incluem benzodiazepínicos, antidepressivos atípicos, anti-histamínicos e melatonina.
  • Distúrbios do ritmo circadiano , como o atraso da fase do sono em adolescentes, pode ser tratada com uma combinação de fototerapia pela manhã e melatonina à noite. Observe que, para adolescentes, uma receita de melatonina pode precisar ser prescrita fora do rótulo. Outros tipos de distúrbios do ritmo circadiano causados ​​por jet lag e trabalho em turnos podem ser tratados alterando o horário de sono antes da viagem e agendando cochilos.
  • Síndrome da perna inquietaos tratamentos, além de uma boa higiene do sono, incluem a reposição de ferro determinado como deficiente, outros medicamentos, terapia de pressão pneumática e exercícios regulares.

Quais medicamentos estão disponíveis para pessoas com sonolência excessiva?

Embora existam muitos medicamentos disponíveis para pessoas com sonolência excessiva, eles geralmente são recomendados junto com outros tipos de tratamentos, terapias e modificações de comportamento. Os seguintes são medicamentos comumente prescritos para pacientes com SDE:



  • Modafinil (Provigil) é usado para tratar a sonolência excessiva em pacientes com narcolepsia e sonolência residual em certos casos de apnéia do sono. Os cientistas acreditam que a droga afeta os centros de sono-vigília no cérebro. O efeito colateral mais comum é dor de cabeça. Os efeitos colaterais mais sérios podem ser o desenvolvimento de insônia ou nervosismo, embora sejam incomuns.
  • Armodafinil (Nuvigil) é semelhante ao modafinil na medida em que é uma agência promotora de vigília usada para tratar a sonolência em pacientes que têm narcolepsia ou apneia do sono . Os efeitos colaterais leves são dores de cabeça e tonturas. Os efeitos colaterais mais graves podem incluir dificuldade para respirar ou engolir, depressão ou pensamentos de automutilação.
  • Oxibato de sódio(Xyrem) é usado para tratar a narcolepsia. Aumenta a fase do sono de ondas lentas e, por mecanismos não totalmente compreendidos, melhora o estado de alerta diurno. A droga limita as interrupções do sono à noite. Os efeitos colaterais podem incluir depressão ou confusão. Metilfenidato(Daytrana, Quillivant XR, Ritalina) é um estimulante usado para tratar narcolepsia e encorajar o estado de alerta. Também é prescrito para pessoas com TDAH. Alguns usuários podem sentir irritabilidade, nervosismo ou dificuldade em adormecer à noite.
  • Agonistas do receptor de benzodiazepina (Lunesta, Sonata, Ambien) são hipnóticos que ajuda com o sono noturno . Melhorar a quantidade e a qualidade do sono à noite pode ajudar a reduzir a SDE. Dependência, perda de eficácia, sintomas de abstinência ou overdose estão entre os riscos dessa classe de medicamentos.
  • Melatonina é um hormônio do sono que o corpo humano libera naturalmente horas antes de deitar. Algumas pessoas com distúrbios do ritmo circadiano se beneficiam da ingestão de suplementos de melatonina antes de dormir para ajudá-las a adormecer e acordar na hora certa. A melatonina está disponível sem receita nos Estados Unidos.

Consulte seu médico antes de iniciar ou interromper qualquer medicamento. Certifique-se de que eles estão totalmente cientes de seu histórico de saúde, incluindo alergias e diagnósticos de saúde física e mental. Além disso, compartilhe com eles quaisquer outros medicamentos, suplementos de ervas ou medicamentos sem receita que você toma, pois podem interferir com a medicação prescrita.

Se você receber uma receita para tratar a sonolência diurna excessiva, siga cuidadosamente as instruções fornecidas pelo seu médico e farmacêutico. Evite qualquer atividade potencialmente perigosa, como dirigir, até ter certeza de como o medicamento o afeta.

Lembre-se de que esses medicamentos podem ter vários efeitos colaterais. Tome nota de quaisquer efeitos colaterais que sentir e relate-os ao seu médico. Em caso de emergência, procure atendimento médico imediato.

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Os suplementos e pílulas de despertar têm algum efeito?

Existem alguns comprimidos de cafeína de venda livre destinados a ajudá-lo a acordar e, com 200 mg, geralmente contêm tanto ou mais cafeína do que uma xícara de café . Embora algumas dessas pílulas possam fornecer um aumento de energia, elas também podem ter efeitos colaterais negativos, como nervosismo, dores de cabeça e aumento da frequência cardíaca. A cafeína em excesso também pode afetar seu ritmo circadiano, tornando mais difícil dormir à noite. Além disso, à medida que uma pessoa se torna dependente da cafeína, ela pode ser menos eficaz em proporcionar estado de alerta.

Às vezes, as pessoas optam por suplementos de ervas na esperança de dormir melhor. As escolhas comuns incluem camomila, lavanda e kava. No entanto, pouca pesquisa foi conduzida sobre esses suplementos e há poucas evidências que sugiram seu impacto positivo no sono.

Por exemplo, a camomila não parece ajudar as pessoas com insônia a dormir melhor, mas pode ajudar melhorar a qualidade do sono para pessoas sem insônia . Kava pode ser usado para tratar ansiedade , mas ainda não há pesquisas suficientes sobre seu efeito no sono. O uso de kava pode aumentar o risco de lesão hepática.

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No geral, é melhor focar na qualidade e quantidade do sono, sempre que possível, em vez de depender de pílulas e suplementos. Uma rotina diária e uma boa higiene do sono serão mais úteis e menos prováveis ​​de produzir efeitos negativos a longo prazo.

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