O que causa o sono agitado?

A maioria das pessoas pode se identificar com a experiência de sono agitado. Quer esteja se mexendo e se virando ou simplesmente nunca caindo no sono profundo, você pode perceber que não se sente tão revigorado depois de uma noite de sono agitado.

Sono agitado não é um termo médico, mas o fato de ser tão identificável o torna digno de uma consideração mais cuidadosa. As seções a seguir examinam mais profundamente o que constitui o sono agitado, o que o causa e como ele pode ser tratado.

O que é o sono inquieto?

O sono agitado não tem definição concreta. Não é um distúrbio do sono identificado de acordo com o Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), o que significa que seu significado é subjetivo. Apesar disso, existe uma sensação geral de como é ter um sono agitado.



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Qual é a aparência ou a sensação do sono agitado?

O sono agitado está nos olhos do observador, como é percebido depende se você é aquele que está tentando dormir ou se está observando outra pessoa.



Experimentando um sono agitado

Se é você quem está tentando dormir, o sono agitado pode envolver os seguintes problemas:



  • Jogando e virando tentando se acomodar e ficar confortável
  • A sensação de estar apenas meio adormecido ou de que você não está dormindo profundamente
  • Agitação constante porque sua mente está correndo
  • Frustração com a incapacidade de dormir profundamente
  • Não ser capaz de voltar a dormir rapidamente depois de acordar inesperadamente

Além disso, um sinal ou sintoma principal de sono agitado é freqüentemente encontrado no dia seguinte, quando você pode se sentir cansado, lento ou mentalmente desmaiado. Se o sono agitado acontece regularmente, esses problemas podem se tornar cada vez mais problemáticos e até mesmo perigosos se você estiver sonolento enquanto dirige ou operar máquinas pesadas.

Observando o sono agitado

Algumas coisas que você pode ver como sono agitado se as vir em outra pessoa incluem:

  • Sacudir-se com frequência e virar-se ou acordar sem querer
  • Ronco alto que envolve sons ofegantes ou sufocados
  • Movimento notável dos membros, sair da cama ou mesmo sonambulismo
  • Falando ou gritando enquanto ainda dorme
  • Ranger de dentes (bruxismo relacionado ao sono)

Com alguns desses sinais de inquietação, como falar ou mover-se durante o sono, a pessoa provavelmente não terá consciência de seu comportamento e não se lembrará dele ao acordar. Como resultado, eles podem não perceber que seu sono foi agitado.



Como o sono agitado é diferente da insônia?

Ao contrário do sono agitado, insônia é um distúrbio do sono formalmente definido, diagnosticado por um profissional de saúde de acordo com critérios específicos. Embora algumas pessoas usem a palavra insônia coloquialmente para se referir a problemas gerais de sono, o termo tem um significado preciso na medicina do sono.

Na prática, a maioria das pessoas com insônia provavelmente tem sono agitado, entretanto, nem todas as pessoas que têm sono agitado, especialmente se isso acontecer apenas ocasionalmente, têm insônia.

Quais são as causas do sono agitado?

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As possíveis causas do sono agitado são numerosas e diversas. Coisas que afetam seu estado mental e físico podem prejudicar seu sono, assim como distúrbios do sono ou hábitos inadequados de sono.

Estresse e ansiedade, incluindo transtornos de ansiedade formais, podem manter a mente de uma pessoa acelerada e fazer com que ela se sinta incapaz de relaxar e se estabelecer em um sono de qualidade. Pesar, tristeza e depressão também podem influenciar o estado mental de uma pessoa de uma forma prejudicial para o sono.

Cafeína, nicotina e outros estimulantes podem fazer o cérebro e o corpo parecerem conectados e despreparados para dormir. O álcool e os sedativos, embora causem sonolência, interrompem os ciclos normais de sono e podem levar a uma noite de sono agitada, mesmo depois de adormecer rapidamente.

Vários tipos de problemas de saúde podem impedir os planos de um sono tranquilo. Dor, necessidade frequente de urinar, doenças pulmonares e problemas cardíacos são exemplos de condições que podem interromper o sono. A dor, especialmente, e a incapacidade de se sentir confortável na cama, podem frequentemente estar associadas ao sono agitado.

Um quarto ou ambiente de dormir que não conduz a um bom sono também pode contribuir para um sono agitado. Um colchão desconfortável, muito ruído ou luz, ou excesso de calor ou frio podem interferir em cochilar ou em manter o sono.

Maus hábitos de sono, que fazem parte de higiene do sono , são uma causa comum de sono insuficiente ou de baixa qualidade. Ter um horário de sono inconsistente, usar dispositivos eletrônicos na cama e comer tarde da noite são exemplos de hábitos e rotinas que podem levar a um sono agitado.

O sono agitado ou perturbado também pode ocorrer devido a um desalinhamento ritmo circadiano , que geralmente ocorre ao trabalhar no turno da noite ou sofrer de jet lag após voar em vários fusos horários.

Em algumas situações, o sono agitado está ligado a um distúrbio do sono subjacente, como a insônia, Síndrome das pernas inquietas (RLS) , ou distúrbios respiratórios relacionados ao sono, como apneia obstrutiva do sono (AOS) . Na RLS, a pessoa sente uma forte necessidade de mover seus membros e, na OSA, a respiração é interrompida repetidamente, causando breves despertares que contornam a capacidade de dormir profundamente.

O sono agitado que você observa em outra pessoa pode ser causado por esses problemas, mas também pode estar relacionado a outras condições, como parassonias . Parassonias são comportamentos e movimentos anormais durante o sono, incluindo conversas durante o sono, sonambulismo e encenando sonhos .

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Como o sono agitado difere por faixa etária?

O sono agitado pode se manifestar de diferentes maneiras com base na idade. Os padrões de sono e as necessidades de sono são diferentes para bebês, crianças pequenas, adolescentes, adultos e idosos, então não é surpresa que as causas do sono agitado possam variar entre esses grupos.

Sono Agitado em Bebês

Embora os recém-nascidos passem até 18 horas por dia dormindo, raramente dormem mais de duas ou três horas por vez. Alguns pais podem perceber isso como inquietos, mas é normal e esperado .

À medida que os bebês atingem alguns meses de idade, eles tendem a dormir por períodos mais longos, frequentemente adotando um padrão de sono diurno e noturno em cerca de seis meses . Mas, de acordo com um estudo entre crianças de 12 meses, quase 28% não dormem por seis horas consecutivas e 43% não dormem por oito horas consecutivas . Como resultado, os pais devem saber que a incapacidade de dormir durante a noite, que pode parecer um sono agitado, não é rara entre os bebês e não afetou seu desenvolvimento mental ou físico.

Alguns bebês começam a ter um sono mais agitado às por volta de nove meses . Isso pode ocorrer devido à ansiedade de separação na hora de dormir, maior reconhecimento e controle do ambiente, estimulação excessiva e / ou cochilo antes da hora de dormir.

Para ajudar recém-nascidos e bebês a dormir profundamente, os pais devem cultivar hábitos saudáveis ​​de sono. O reforço de bons hábitos pode resolver o sono agitado dos bebês e abrir caminho para um sono melhor à medida que envelhecem. Os pais também devem seguir cuidadosamente precauções de segurança para prevenir a síndrome da morte súbita infantil (SMSL).

Embora incomum, o sono agitado em bebês pode ser causado por um problema de saúde latente. Apnéia do sono , um distúrbio respiratório, pode afetar bebês, mas ocorre principalmente em bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer , ou aqueles com condições médicas subjacentes. Os pais que perceberem uma respiração anormal ou tiverem outras preocupações sobre o sono do bebê devem conversar com seu médico.

Sono Agitado em Crianças

Em crianças pequenas, o sono agitado pode refletir uma incapacidade de se acalmar, se acalmar e adormecer. Isso pode ocorrer no início da noite e / ou se acordarem durante a noite.

O sono agitado em crianças geralmente começa às por volta de 18 meses e pode ser o resultado de ansiedade de separação, estimulação excessiva, hábitos de sono ruins, maior capacidade de andar e falar, ou uma maior frequência de pesadelos .

Este sono agitado geralmente é resolvido quando os pais implementam práticas consistentes que encorajam uma rotina estável de hora de dormir, um horário fixo e auto-calmante para voltar a dormir.

Sono Agitado em Crianças

Como em outras faixas etárias, o sono agitado em crianças pequenas costuma ser atribuído à higiene do sono, mas outros fatores também podem estar envolvidos.

As crianças têm maior probabilidade de apresentar parassonias, que são comportamentos anormais durante o sono. Isso pode incluir conversas durante o sono, bem como despertares confusionais ou terrores do sono durante o qual a criança parece parcialmente acordada e angustiada, mas não é comunicativa ou responsiva. Parassonias também incluem sonambulismo, que afeta até 29% das crianças de 2 a 13 anos de idade e pesadelos excessivos.

Embora possam ser angustiantes para os pais, a maioria das parassonias não é prejudicial, e geralmente é melhor confortar suavemente uma criança para que volte a dormir sem acordá-la. As crianças raramente se lembram dos episódios e geralmente ocorrem apenas esporadicamente e, eventualmente, param por conta própria . Se as parassonias começarem a interromper o sono, forem frequentes ou colocarem a criança em risco (como durante episódios de sonambulismo), elas podem exigir tratamento.

Quando as crianças têm deficiências durante o dia, como sonolência excessiva, irritabilidade ou pensamento e atenção afetados, o assunto deve ser discutido com um médico. Esses sintomas podem estar relacionados a apneia obstrutiva do sono pediátrica , especialmente se o sono agitado for acompanhado de ronco alto ou persistente. Prejuízos diurnos do sono agitado também podem estar ligados à Síndrome das Pernas Inquietas, bem como condições como transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) e Transtorno do espectro do autismo (ASD) .

Sono Agitado em Adolescentes

Um fator que contribui para o sono agitado em adolescentes é natural, mudança biológica em seu tempo de sono . Durante a adolescência, o corpo se move em direção a um horário de sono noturno, de modo que os adolescentes podem parecer inquietos ao tentar ir para a cama cedo.

Os desafios do sono decorrentes dessa mudança na biologia podem ser exacerbados por estresse e ansiedade relacionados à escola ou vida social, bem como hábitos de sono inadequados, como o uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos na cama.

Assim como acontece com as crianças mais novas, os adolescentes podem ser afetados por condições como AOS, RLS e TDAH, que podem causar sono agitado ou de baixa qualidade.

O sono agitado e insuficiente em adolescentes é uma preocupação por muitas razões. Pode afetar desenvolvimento mental e físico crítico bem como a tomada de decisão e o probabilidade de se envolver em comportamentos de alto risco . Por esse motivo, o sono agitado persistente e os sintomas diurnos de sono insatisfatório em adolescentes devem ser discutidos com um médico.

Sono Agitado em Adultos

Um número significativo de adultos luta contra o sono agitado e, nessa faixa etária, uma porcentagem maior de casos pode estar relacionada à insônia, apneia obstrutiva do sono e outros distúrbios do sono.

Os adultos freqüentemente têm mais problemas de saúde concomitantes que causam dor ou outras perturbações do sono. Estresse, ansiedade e depressão podem afetar o sono dos adultos. O trabalho, a família e as obrigações sociais podem diminuir o tempo alocado para o sono, e esses problemas podem ser agravados por uma higiene inadequada do sono.

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Como em outras faixas etárias, os adultos devem conversar com seu profissional de saúde se sentirem sono agitado com frequência, se roncarem alto ou problemas respiratórios ou se sofrerem de efeitos diurnos, incluindo sonolência, fadiga ou dificuldade de pensar com clareza.

Sono Agitado em Idosos

Muitos dos fatores que causam o sono agitado em adultos se aplicam aos idosos que enfrentam desafios adicionais também . Adultos mais velhos passar mais tempo em estágios mais leves do sono , tornando mais fácil para eles serem interrompidos e tornando seu sono menos restaurador.

O ritmo circadiano dos idosos geralmente muda para frente e pode levar ao acordar mais cedo do que o desejado pela manhã. Isso pode ocorrer naturalmente e devido à maior dificuldade em obter exposição suficiente à luz do dia, especialmente para pessoas em instalações de atendimento gerenciado.

Muitos idosos têm vários problemas de saúde física e mental e tomam um número maior de medicamentos prescritos, os quais podem contribuir para um sono agitado.

A confluência dessas questões torna os problemas de sono generalizados entre os adultos mais velhos, mas medidas para lidar com as condições subjacentes e melhorar a higiene do sono podem permitir um sono melhor. Precauções para prevenir quedas são outro componente do cuidado de idosos com sono agitado, que podem estar grogue ou desorientados ao levantar da cama durante a noite ou pela manhã.

Quais são as melhores maneiras de lidar com o sono agitado?

Lidar com o sono agitado depende de sua causa subjacente. Praticar estratégias para adormecer facilmente pode ajudar a evitar ficar cambaleando, mas outras etapas, incluindo falar com um médico, podem ser necessárias para interromper o sono agitado e evitar que se torne um problema crescente.

Quando falar com um médico

Se o sono agitado for frequente, persistente ou piorar, pode ser um sinal de um problema maior e deve ser discutido com seu médico. Da mesma forma, os sinais de sonolência diurna excessiva ou outra deficiência diurna devem sempre ser informados ao seu médico, que pode ajudar a identificar a causa mais provável e as etapas mais adequadas para o tratamento.

Melhorias na higiene do sono

Em todas as faixas etárias, a higiene do sono pode desempenhar um papel crítico na qualidade do sono. Dicas para um sono saudável, como encontrar consistência em sua rotina de sono, rotinas na hora de dormir, dieta e exercícios, são um bom ponto de partida. Deixar seu quarto confortável com o mínimo de distrações possível pode reduzir as chances de você ter um sono agitado.

Mantenha um Diário do Sono

Uma maneira de aprender mais sobre sua situação de sono é manter um Diário com notas sobre como e quanto tempo você dorme a cada noite. No diário, você pode fazer anotações sobre o sono agitado e quaisquer problemas que possa estar causando isso. Rastrear seu sono dessa forma não apenas fornece uma visão sobre seus padrões de sono, mas também lança luz sobre tendências potenciais sobre o que está causando o sono agitado.

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